Brasileiro integra nova entidade mundial de baristas e de cafés especiais

Imprimir

O brasileiro Edgard Bressani, superintendente da Divisão Agropecuária da Octavio Café Estates e presidente da Associação Brasileira de Café e Baristas (ACBB) está em Dublin, na Irlanda, essa semana, participando do primeiro encontro anual do WCE – World Coffee Event Summit. Recém-criada, a WCE pertence à Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês) e à Associação Européia de Cafés Especiais (SCAE). A nova entidade tem como objetivo ampliar as atividades do WBC – World Barista Championship, focando também em estratégias para promoção dos cafés especiais e na sua excelência, na melhoria e treinamento técnico de profissionais da cadeia café – torrefadores, baristas, etc. – que fazem parte do ciclo da semente à xícara.

Ao contrário do WBC, cuja estrutura era composta por vários comitês de trabalho, a nova entidade possui apenas 3 comitês que dividirão todas as tarefas:Comitê de Suporte Nacional, Comitê de Regras e Comitê de Certificação de Juízes. Edgard Bressani passa a integrar o Comitê de Suporte Nacional da WCE, levando toda a sua experiência adquirida no WBC, no qual atuava desde 2006 e onde fez parte do Comitê de Regras e do extinto Comitê de Treinamento.

Para o executivo do Octavio Café Estates "participar destes projetos internacionais, quando possível, é muito gratificante. A troca de experiência é enorme e foi importante na minha formação em café. Deste trabalho voluntário também nasceu o projeto pessoal de escrever um livro que pudesse reunir vários assuntos de café para os apaixonados, já que havia pouca literatura sobre o assunto no Brasil", completa. O Guia do Barista terá a sua terceira edição lançada em março, pela Café Editora.

O novo Comitê de Suporte Nacional tem a participação de: Sonja Grant (Islândia), Emily Oak (Austrália), Ric Rhinehart, Serif Basaran, Marcus Boni (EUA), Edgard Bressani (Brasil), Kenneth Cooper, Roukiat Delrue (Guatemala), Joe Hsu, Hide Nishimura (Japão), Pauline Sherwood (Irlanda) e Anne Marie Tiemes (Holanda).

Sobre o WCE: O World Coffee Events é uma organização sem fins lucrativos, sediada na Irlanda, que trabalha, acima de tudo, as estratégias de promoção e excelência dos cafés especiais no mundo. Entre as várias ações e atividades da entidade está a organização dos campeonatos mundiais de Barista, Latte Art, Coffee in Good Spirits (Café com bebidas alcoólicas), Ibrik (café turco), Provadores (Cup Tasters) e Torra. Diversos desses campeonatos já têm etapas nacionais em mais de 50 países.

Fonte: Revista Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *