Brasil promove café na Europa

Imprimir

As inúmeras variedades de cafés produzidas no Brasil poderão ser degustadas a partir desta quarta-feira, 22 de junho, até a próxima sexta-feira, 24 de junho, num dos eventos mais importantes do setor na Europa. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) – com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) -, garantiu a participação da marca "Cafés do Brasil" na feira SCAE World of Coffee Maastricht 2011, na Holanda.

A exposição é promovida anualmente pela Associação de Cafés Especiais da Europa (SCAE, na sigla em inglês). O Ministério da Agricultura será representado pelo diretor do Departamento do Café, Robério Silva. Indicado pelo governo brasileiro para concorrer ao cargo de diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), ele aproveitará a oportunidade para também fazer contatos com importantes representantes do setor na Europa.

O estande "Cafés do Brasil" contará com uma área de 32 metros quadrados. No local, os visitantes poderão degustar cafés especiais de regiões produtoras brasileiras. O projeto arquitetônico é uma adaptação do espaço brasileiro desenvolvido para a feira da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, sigla em inglês) – realizada de 29 de abril a 1 de maio, em Houston (EUA).

Segundo Silva, a participação proporcionará um ambiente favorável para estabelecer contatos e realizar negócios diretamente com potenciais compradores. Além disso, a presença no evento representará oportunidade para posicionar o Brasil como fornecedor de cafés especiais para um mercado com grande potencial de crescimento.

"Pretendemos criar uma imagem positiva do produto brasileiro na Europa, onde alguns países estão entre os maiores consumidores per capita do produto. Outro ponto importante é que esse mercado tem passado por mudanças no que diz respeito ao aumento do consumo de cafés de qualidade", analisa o diretor.

De acordo com a BSCA, os países europeus importam cerca de 25% dos cafés especiais produzidos no Brasil, sendo Itália e França tradicionais compradores. O próximo objetivo é expandir os negócios nos demais países, incluindo os do Leste Europeu. As informações são do Mapa.

Fonte  Safras & Mercado 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *