Brasil deve se tornar o maior consumidor mundial de café em 2012, prevê entidade

Imprimir

O Brasil, maior produtor mundial de café, deve se tornar também o maior mercado consumidor do grão a partir de 2012. Esta é a previsão da Sociedade Rural Brasileira, de acordo com o vice-presidente da entidade, Roberto Ticoulat. Em entrevista ao Rural Meio-Dia, do Canal Rural, ele afirma que o índice vem crescendo graças à recuperação de renda do brasileiro.

– No ano que vem, o Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos, que atualmente lidera o consumo no mundo. Mesmo com a crise financeira, o café continua sendo um produto barato, comparado a qualquer outro tipo de alimento – pontua.

Ticoulat afirma ainda que, enquanto a demanda mundial cresce 2,5% ao ano, no Brasil o aumento chega a 5% no mesmo período de tempo. Aponta ainda que, para o segundo semestre de 2012, a estimativa é de estabilidade nos preços do grão.

– No primeiro semestre, ainda devemos ter uma escassez de produtos, fazendo que o valor aumente. Porém, para o segundo, a tendência é de que os preços se estabilizem. Teremos também um aumento de custos de produção e esperamos que os negócios com mercados internacionais compensem isso – diz. 

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *