Brasil apresenta nova comunicação visual da Nação do Café no Japão

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A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) apresentou a nova comunicação visual do projeto “Brasil. A Nação do Café”, que desenvolve em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O lançamento ocorreu no Japão, de 11 a 13 de setembro, durante a SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2019, principal feira de cafés especiais da Ásia.

O novo conceito destaca a Nação do Café como produtora de micro e nanolotes de cafés especiais, exóticos e com qualidade elevada, cultivados nas diversas origens produtoras do Brasil e detentores de pontuações muito altas nas provas de classificação da bebida.

A nova comunicação visual apresenta, ainda, a eficiência de toda a cadeia produtiva nacional, com cafeicultores de todos os tamanhos, dos pequenos aos empresariais, que são pessoas especiais produzindo cafés especiais, os quais, com paixão e amor à terra, ao meio ambiente e ao social, escrevem sua história e a compartilham com todo o mundo através de seus produtos, que, por sua singularidade, possuem valor agregado extremamente alto.

A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, revela que o intuito da nova comunicação visual é atender aos anseios dos compradores mundiais, que desejam cafés com qualidade elevada e cultivados sob os mais rígidos sistemas sustentáveis, sempre atrelados à história do cultivo e de quem o produziu.

“O café é jovem e, com um conceito mais jovial em nossa apresentação, chegamos ao ponto esperado pelos compradores de todo o mundo, valorizando histórias inspiradoras de nossa produção, que se desenvolve sustentavelmente através de investimentos em tecnologia, fazendo do Brasil um produtor extremamente eficaz e que garante consistência no fornecimento de cafés excepcionais”, comenta.

Segundo ela, uma nação é composta por pessoas e suas paixões e o brasileiro é apaixonado por café, produto que aproxima as pessoas e estimula encontros para degustar uma boa xícara da bebida.

“Evidenciamos essa paixão nacional por café mostrando que nossa nação gera conhecimento e tecnologia para produzir os melhores grãos, com alto padrão de sustentabilidade, cultivando verdadeiros tesouros, os quais temos orgulho em compartilhar com todo o mundo. A Nação do Café é composta por pessoas especiais, que cultivam cafés especiais, em suas propriedades especiais para pessoas especiais de todo o mundo”, conclui Vanusia.

NEGÓCIOS NA SCAJ 2019
A BSCA e a Apex-Brasil também organizaram a participação de empresas brasileiras na principal feira de cafés especiais da Ásia. Nos três dias do evento, 21 membros da Associação realizaram 395 contatos comerciais com potenciais compradores de Japão, China, Taiwan, Reino Unido, Holanda, Coréia do Sul, Malásia, Inglaterra e Estados Unidos e fecharam US$ 2,1 milhões em negócios. Para os próximos 12 meses, eles preveem, ainda, a concretização de mais US$ 9,47 milhões.

Além da aproximação e da comercialização realizadas na SCAJ 2019, os trabalhos do projeto setorial no Japão contaram com a ação “Taste of the Harvest”, que colocou 17 empresários associados à BSCA em contato direto com os principais compradores nipônicos. A atividade rendeu US$ 1,6 milhão em negócios in loco e o prognóstico para a concretização de mais US$ 4,9 milhões até o fim de agosto de 2020. Se confirmadas as estimativas, as empresas brasileiras fecharão US$ 18,1 milhões através de mais esta ação do projeto “Brasil. A Nação do Café”.

BRASIL. A NAÇÃO DO CAFÉ
O projeto setorial “Brasil. A Nação do Café” é desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail [email protected].

SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços nacionais no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência atua, ainda, de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) ao país com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa BSCA

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