Borra do café pode ser reaproveitada dentro de casa

Imprimir

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de café no mundo. No Sul de Minas, por exemplo, a tradição é consumir a bebida diariamente. No entanto, pouca gente pensa na destinação do pó que sobra depois do preparo e que na maioria das vezes vai para o lixo. A borra do café pode ser reaproveitada de várias formas, seja para tirar algum cheiro desagradável da geladeira ou até como esfoliante para a pele.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo interno de café no Brasil em 2013 totalizou 20,08 milhões de sacas. Há 10 anos, o consumo no país era de 13,7 milhões de sacas. O consumo per capita em 2013 foi de 4,87 quilos de café torrado por habitante. Há uma década, o consumo foi de 3,72 quilos por habitante.

No Brasil, não existem números da quantidade de borra que sobra depois que o café é coado. Mas conforme a produção nacional do grão, a estimativa é de que esse número chegue a duas mil toneladas por ano, sendo que a maior parte vai parar no lixo.

Veja abaixo as utilidades que a borra do café pode ter:
1- Desodorante para a geladeira e congelador: seque o pó usado e o coloque numa tigela aberta para servir como desodorizador
2- Desodorante para as mãos: deixe o pó, já seco, ao lado da pia e o esfregue nas mãos para ficar livre do cheiro de temperos fortes, como alho e cebola
3- Desodorante para os pés: faça um sachê com o pó usado seco e coloque dentro de sapatos mal cheirosos. o chulé vai sumir.
4- Adubo: coloque um pouco de pó usado ao redor das plantas para fertilizá- las.
5- Esfoliante, anticelulite e estrias: passe a borra do café, ainda molhada, pelo corpo e rosto.
6- Afasta formigas, lesmas e caracois do jardim: joque a borra pelo jardim.

Fonte: G1 Sul de Minas e Jornal da EPTV 1ª Edição

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *