BOLSA SOBE COM VOLUMES BAIXOS

Pelo terceiro mês consecutivo o mercado acionário americano teve a melhor lucratividade comparada com todas as outras modalidades de investimento. Desde 2009 que não se via um período tão longo de ganhos.

O índice mundial de ações (MSCI Index) na sexta-feira dia 29 de novembro atingiu o maior patamar desde janeiro de 2009, acumulando no ano de 2013 ganhos de 18%, ou uma alta equivalente a mais de 8 trilhões de dólares.

As commodities perderam um pouco mais do brilho, com o petróleo e a gasolina liderando a quedada semana, em função de um acordo temporário com o Irã que reduzirá suas atividades nucleares em troca de uma flexibilização nas sanções que sofre.

O café subiu US$ 4.00 por saca nos últimos cinco dias, tanto em Londres quanto em Nova Iorque, muito embora os volumes tenham sido mais fracos por causa do principal feriado americano na última quinta-feira (que normalmente faz com que muitas pessoas emendem com o final de semana).

A alta dos terminais trouxe algumas vendas de origens, mas não suficientes para abafar a cobertura parcial de vendas dos fundos.
Entre os produtores de arábica, na Colômbia o presidente do país se comprometeu a manter o subsídio enquanto estiver na cadeira – 2014 é ano de eleições, e no Brasil o governo, através do Ministério da Agricultura, reforçou que estuda novas medidas de apoio ao campo.

No robusta permanece a postura dos produtores no Vietnã esperando por preços melhores, refletindo pedidos mais altos no mercado doméstico – situação similar à Indonésia.

Os futuros negociados na LIFFE mostram firmeza técnica depois de terem subido 11% em 30 dias, e podem trazer mais compras por parte de fundos, o que deve ajudar a performance da ICE.

Nova Iorque precisa romper os 112.00 centavos, para então de fato desencadear compras de fundos que, então, pode levar o contrato de março para próximo dos 120 centavos – que a priori deve ser tudo que conseguirá fazer.

Claro que não é o preço dos sonhos para quem produz café, mas depois de tanto se ouvir que o mercado não pararia de cair, ao menos serve como uma oportunidade para que não encerrem o ano com preços em dois dígitos.

Uma boa semana e muito bons negócios a todos.

* Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Fonte: Archer Consulting

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *