Boletim meteorológico do café

Imprimir

Novamente teremos um período úmido fora do comum para a época do ano. A partir da próxima quinta-feira, 18 de Julho, as chuvas avançam pelo Paraná e São Paulo.

Entre os dias 20 e 24 de Julho, as chuvas atingem não só o Estado de São Paulo, mas também o sul de Minas Gerais. Estes dias chuvosos podemos forçar a paralisação das atividades de campo, em especial a colheita do café.

O tempo deve voltar a firmar a partir do dia 25 de Julho.

Sudeste*

16/07
Nesta terça-feira, uma massa de ar mais seco e frio atua em boa parte do Sudeste e garante um dia com tempo firme e pouca nebulosidade. Apenas mais próximo ao litoral, os ventos úmidos que sopram do oceano provocam o aumento da nebulosidade, mas ainda assim o sol predomina ao longo do dia. Os ventos que sopram de sul dificultam a elevação das temperaturas e a metade sul da Região terá uma tarde de temperaturas amenas enquanto na metade norte faz calor.

17/07
Na quarta-feira, a previsão é de um dia com tempo firme e pouca nebulosidade sobre o Sudeste do Brasil. Com o avanço da massa de ar mais frio sobre a Região, mesmo com a presença do sol durante grande parte do dia, tanto as mínimas quanto as máximas terão um pequeno declínio. Destaque também para o acentuado declínio dos índices de umidade relativa do ar que ficam abaixo do ideal no período da tarde na maior parte do Sudeste.

Tendência
Na quinta-feira, o tempo segue firme sobre todo o Sudeste e o sol predomina ao longo do dia, apesar de um pequeno aumento na nebulosidade. Apenas no fim do dia, há previsão de pancadas isoladas para o sudoeste de São Paulo. Os ventos que sopram do quadrante norte ajudam na elevação das temperaturas e, embora ainda faça frio no começo do dia, a tarde volta a fazer calor em boa parte da Região. Os índices de umidade relativa do ar seguem abaixo do ideal, principalmente no norte e oeste mineiro. Na sexta-feira, uma nova frente fria chega a São Paulo onde provoca pancadas de chuva ao longo do dia para a maior parte do Estado. No sábado, o sistema mantém o tempo instável sobre São Paulo e também ocorrem pancadas de chuva no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No domingo, o sistema ainda provoca pancadas de chuva na metade sul da Região, mas a partir da segunda-feira as instabilidades perdem força e a chuva passa a ocorrer apenas de forma fraca e isolada no litoral.

*Confira informações mais detalhadas sobre sua região na Seção Clima, em Cadeia do Café.

Fonte: CafePoint

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *