Belo Horizonte recebe cafeicultores de 70 países

Imprimir

De 09 a 13 de setembro Belo Horizonte, em Minas Gerais, receberá a Semana Internacional do Café. A capital mineira foi a escolhida pela Organização Internacional do Café (OIC) para sediar a reunião dos 50 anos da instituição e discutir políticas e tendências da produção para os próximos anos.

De acordo com informações divulgadas na sexta-feira (16) pelo Ministério da Agricultura, representantes de mais de 70 países deverão participar do encontro, que será realizado junto com o 8º Espaço Brasil Café. Este evento promove negócios entre produtores, torrefadores, cooperativas e varejistas e também tem seminários, sessões de degustação e lançamento de produtos.

A OIC irá aproveitar o encontro para discutir sobre o desenvolvimento do gerenciamento de risco e seguros para o café, principalmente os contratos de hedge (proteção) nos mercados a termo (com preço e prazo para liquidação fixados). Em 10 de setembro os representantes dos países participantes do evento irão discutir formas de conseguir financiamento e gestão de riscos com maior eficácia.

Segundo o comunicado do Ministério da Agricultura, o encontro de Belo Horizonte será um dos raros eventos da OIC promovidos fora da sede da instituição, em Londres. Os países que participarão do evento são responsáveis por 97% da produção mundial de café e 80% do consumo da commodity.

Maior produtor e exportador

Em 2012, o Brasil produziu 50,8 milhões de sacas de café e foi o maior produtor mundial do grão, de acordo com informações da OIC. O Vietnã produziu 22 milhões de sacas, a Indonésia 12,7 milhões e a Colômbia, 9,5 milhões. Cada saca contém 60 quilos de café não torrado. O Brasil foi também o maior exportador mundial do produto em 2012. Foram embarcadas 28,7 milhões de sacas, o equivalente a 27,2% do total mundial.

Minas Gerais é o principal produtor do Brasil. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado produziu 26,9 milhões de sacas em 2012, ou 52% do total. As principais áreas produtoras do estado são o Sul de Minas, Mata de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas. No ano passado, o café respondeu por 8,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio de Minas, que somou R$ 132,4 bilhões.

Serviço

Semana Internacional do Café
De 09 a 12 de setembro visitas ao pavilhão e ao 8º Espaço Brasil Café
No dia 13 serão realizadas visitas técnicas às regiões produtoras
Local: Expominas, Belo Horizonte, Minas Gerais
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *