Barista ensina três receitas de drinks gelados a base de café

Imprimir

Os especialistas nos drinks de café, chamados de baristas, contam como o grão, típico da bebida quente e muito popular no Brasil, também pode ser combinado gelado. "O drink gelado tem um diferencial de sabores. É o encontro do refrescante com aquele café que a pessoa está acostumado a tomar quente. Isso remete à algo de diferente, prazeroso", comenta a barista Silvana Leite.

A especialista fornece três receitas de cafés gelados que criou, uma com maracujá, outra com tamarindo e, para as crianças, uma com ovomaltine. "Um dia olhando as frutas percebi a acidez do maracujá e a do tamarindo era muito parecida e pensei em fazer o teste. Foi uma descoberta maravilhosa! A proposta é que as pessoas possam experimentar em uma única bebida sabores diferentes", conta. (Confira vídeo acimo com o modo de preparo e a descrição da receita logo abaixo).

A Bahia é o quarto maior produtor de café do brasil,  com 55 milhões de sacas por ano. As principais plantações estão nas cidades de Piatã e Mucugê, na Chapada Dimantina, Brejões e Vitória da Conquista, no sudoeste; Barreiras, na região oeste; e Itabela, no sul. "Nós somos privilegiados porque todo o estado produz cafés muito bons e, em muitas fazendas, cafés especiais, com grande rigor no processo de produção e também no pós-colheito evitando fermentação, defeitos", afirma Silvio Leite, que é especialista e degustador do grão.

Ele, que viaja pelo mundo saboreando cafés, explica e dá dicas sobre os tipos mais consumidos pelo brasileiro. "Normalmente, o café de filtro, mais fraco e mais arredondado, é para o café-da-manhã, a predominância é para esse horário. Após o almoço, invariavelmente são os espressos; e, à noite, algumas pessoas preferem os descafeínados e, os normais, são também de filtro ou menos intenso, que você vai curtir e aproveitar bem a noite", descreve.

Drink 1: café com maracujáIngredientes: um café espresso, 40 ml de leite condensado, 40 ml de suco de maracujá, 3 bolas de sorvete de creme e chantilly.

Modo de preparo: Primeiro, derrame o café espresso no liquidificador. Em seguida, acrescente o leite condensado, o suco de maracujá, e o sorvete de creme. Bata tudo. Em uma taça decorada com calda de chocolate, coloque todo o drink e decore com chantilly.

Drink 2: café com tamarindoIngredientes: um café espresso, quatro pedras de gelo feitas com polpa de tamarindo, quarenta ml de leite condensado, 3 bolas de sorvete de creme e chantilly.

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador, coloque na taça e decore com chantilly.

Drink 3: café com ovomaltineIngredientes: um café expresso, duas colheres de ovomaltine, duas colheres de leite em pó e três bolas de sorvete de creme.

Modo de preparo: coloque tudo no liquidificador, bata, em seguida despeje em uma taça e decore com chantilly e confetes.

Fonte: G1 BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *