Bactéria ameaça safra de café em São Sebastião da Grama-SP

Imprimir

A colheita da próxima safra de café começa em maio, mas por causa de uma bactéria que atacou as plantações em São Sebastião da Grama, no interior de São Paulo, os produtores rurais estão ficando cada vez mais preocupados. A praga, que é mais conhecida como mancha aureolada, atinge as folhas da planta e prejudicou cerca de 80% da lavoura da região, segundo o engenheiro agrônomo Marcelo Palimeri.

O engenheiro explica que a bactéria começa na folha atinge o galho até prejudicar o grão do café que cai. Em regiões montanhosas, como é o caso de São Sebastião da Grama e Caconde, também no interior do estado, a utilização de máquinas para pulverização da praga fica prejudicada. O frio intenso do inverno passado e falta de chuvas no período de vegetação, que foi entre setembro e novembro de 2011, deixou a plantação exposta para a bactéria.

O produtor rural Pedro Gomes tem 23 mil pés de café. Ele esperava colher pelo menos trezentas sacas de 50 kg para este ano. Por causa da praga, Gomes acredita que deve colher metade do que tinha estimado.

Fonte: G1 São Carlos e região

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *