Autorização para queima controlada está suspensa

Imprimir

O Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, na pessoa de seu presidente Arnaldo Bottrel Reis, informa que o Instituto Estadual de Florestas – IEF – suspendeu no início do mês de setembro a emissão de autorização para queima controlada em todo o estado de Minas gerais. A norma está em vigor até 30 de setembro, quando a umidade relativa do ar estiver abaixo de 20%.

Segundo Arnaldo Bottrel Reis, a autorização é expedida pelo próprio IEF. “A retomada da queima controlada suspensa na forma do caput, ocorrerá automaticamente tão logo a umidade relativa do ar, atinja valores iguais ou maiores que 20%, considerada a média diária, de acordo com os dados apurados pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, voltando a ter plena validade as autorizações de queima controlada emitidas pelo órgão ambiental competente – IEF”.

O período de proibição da queima controlada determinado poderá ser ampliado ou reduzido pelo órgão ambiental competente, IEF, de acordo com as condições climáticas apuradas pelo INMET. Caso haja condutas e atividades em desacordo com as exigências, o infrator estará sujeito à penalidades e sanções administrativas, civis e penais cabíveis.

De acordo com Roberto Simões, presidente da Federação Nacional da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – Faemg, a portaria foi determinada apenas para a região do Triângulo Mineiro. Mas tendo em vista a baixa umidade do ar e as constantes queimadas em todo o estado, a norma foi estendida a toda Minas Gerais

Fonte: Assessoria de Comunicação Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *