Atuações do Senar Minas durante a pandemia obedecem normas de segurança

Imprimir
Os cursos do SistemaFaemg/SenarMinas estavam suspensos desde o dia 23 de março, quando decretos da Secretaria de Saúde do Estado determinaram a paralisação das atividades escolares em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, as atividades da entidade continuaram sendo executadas com os funcionários trabalhando em home Office e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG também manteve as ações, respeitando todas as medidas protetivas necessárias.

Na Regional do Sistema Faemg / Senar Minas em Passos, os atendimentos seguiram o ritmo normal a partir da segunda semana do isolamento. Segundo o supervisor do Programa ATeG, Marco Aurélio Gomes Schuffner, na primeira semana, quando as informações ainda não estavam claras, o produtor ficou receoso com as visitas dos técnicos, mas na segunda a rotina de trabalho foi se estabelecendo.

Entre as medidas adotadas estão o uso do álcool em gel, da máscara e a possibilidade do atendimento remoto por telefone ou e-mail, quando o produtor opta por não receber o técnico na propriedade. Esse caso, segundo Marco, aconteceu apenas em duas propriedades onde os produtores integram o grupo de risco. “Os técnicos farão o controle com as informações repassadas por telefone pelos produtores. Assim que esse período de isolamento social for concluído eles farão as visitas às propriedades”.

O gerente da Regional, Rodrigo de Castro Diniz (foto ao lado), destaca que atualmente são trabalhados 16 grupos de ATeG na sua área de atuação, que atendem o segmento da cafeicultura, piscicultura e bovinocultura, abrangendo aproximadamente 480 produtores, cujos resultados positivos do trabalho já são constatados.

O Senar não pode parar

O trabalho da entidade na sede e nos Escritórios Regionais continua sendo executado normalmente, com a equipe em home office. A previsão de retorno dos cursos está prevista para 27 de abril, respeitando todas as normativas de segurança previstas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, e em acordo com instrutores, entidades cooperadas e participantes.

Educação a distância

Novos formatos estão sendo trabalhados para levar conhecimento ao produtor rural nesse período de pandemia, como o canal da entidade no YouTube – ainda haverá material de apoio físico para ser distribuído pelos sindicatos, para que as informações cheguem inclusive onde à internet é precária.

Nesse sentido, o Senar Minas iniciou a produção de três cursos voltados para a prevenção e cuidados com a doença. Os vídeos vão ensinar aos produtores rurais Técnicas de Prevenção ao Coronavírus, Cuidados na Alimentação e Produção de Máscaras Caseiras. Outros temas serão desenvolvidos durante o período de isolamento social.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *