Associação 4C registra crescimento contínuo

Imprimir

A Associação 4C, plataforma global de sustentabilidade para o setor cafeeiro, divulgou o relatório anual de 2011. Intitulado “Moving Further” (em tradução livre, “Seguindo Adiante”) o relatório documenta as maiores conquistas e o impressionante crescimento da Associação no último ano.

Até o final de 2011, 79 entidades produtoras de café (Unidades 4C), que englobam mais de 455 mil produtores e trabalhadores em 16 países, foram verificadas e estavam em conformidade com o Código de Conduta 4C, que é o padrão de sustentabilidade para a produção e processamento de café verde. O potencial de produção agregado dessas unidades é de mais de 15 milhões de sacas de café em conformidade com os padrões 4C, o que representa, aproximadamente, 12% do suprimento de café do mundo.

Em relação à demanda, as compras de café dentro dos padrões 4C mais que dobraram no ano de 2010/11, em comparação ao mesmo período no ano anterior, atingindo 810.291,00 sacas (aprox. 48 mil toneladas). Os dados de compra do café, relativos ao ano de 2011/12, serão divulgados em novembro de 2012.

Como uma ação pré-competitiva, a Associação 4C não apenas promove um padrão e um sistema de verificação, como também colabora com outras iniciativas de sustentabilidade, tais como UTZ Certified e a Rainforest Alliance, ambos Membros 4C. O objetivo é promover no mercado a oferta e a demanda de café verificado e certificado.

“É encorajador ver que os volumes de café verificado e certificado crescem com solidez, e que cada vez mais companhias estão comprometidas com a compra sustentável. No entanto, ainda há muito potencial a ser explorado para que possamos avançar a sustentabilidade no setor com a união de diversos atores. A Associação 4C está comprometida a ser a plataforma que viabiliza a união de todos os stakeholders do setor cafeeiro, para que eles possam forjar soluções de longo prazo por meio de projetos e parcerias” afirma Melanie Rutten-Sülz, Diretora Executiva da 4C.

A filiação à Associação 4C também cresceu consideravelmente no último ano. Desde 1º de junho de 2012, a Associação 4C conta com 167 membros, um aumento de quase 25% em relação ao mesmo período em 2011. O crescimento mais significativo esteve entre os públicos de produtores, comerciantes e torrefadores de café.

A Associação 4C oferece para seus membros, e outros atores do setor cafeeiro, uma plataforma na qual eles podem identificar e endereçar desafios globais de sustentabilidade, traduzindo ideias em ações. Por exemplo, a co-organização do Primeiro Fórum Regional de Café e Mudanças Climáticas em El Salvador, em 2011. O Fórum reuniu, pela primeira vez, representantes dos principais stakeholders do setor cafeeiro da América Central, com o objetivo de definir uma Agenda de Café para a Adaptação à Mudança Climática em toda a região (ACCCCA).

Outras atividades e serviços incluem fóruns de sustentabilidade, grupos de trabalho temáticos e busca de recursos para projetos que abordem assuntos específicos de sustentabilidade.

Fonte: 4C Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *