Associação 4C apresenta crescimento contínuo

Imprimir

A Associação 4C, a organização global que trabalha para um mundo cafeeiro melhor, apresentou seu relatório anual incluindo as principais realizações e o crescimento da associação, durante a 7ª reunião do Conselho, em Hamburgo.

No final de 2009, segundo ano operacional da Associação 4C, o quadro de afiliação chegou a 129 membros, o que representa um aumento de 30 por cento em relação ao ano anterior. O crescimento foi significante, especialmente entre produtores, negociantes e torrefadores de café.

Até o final de 2009, 60 entidades produtoras de café (Unidades 4C), abrangendo mais de 280.000 cafeicultores e trabalhadores em 17 países, tinham sido verificadas de maneira independente, em relação à conformidade com o Código de Conduta da 4C. O Código abrange os princípios econômicos, ambientais para a produção e beneficiamento sustentável do café verde. No sistema 4C, os cafeicultores trabalham para aumentar continuamente seus níveis de sustentabilidade, orientados pelos princípios sociais, ambientais e econômicos do Código de Conduta.

Em maio de 2010, as Unidades 4C verificadas alcançaram um potencial de produção de 12 milhões de sacas de café que cumpre os parâmetros da 4C, o que atualmente representa dez por cento da oferta global de café. As compras de café que cumprem os parâmetros da 4C por compradores finais também aumentaram acima de 150 por cento em 2009, atingindo quase meio milhão de sacas de café verde em 2009. A projeção para 2010, com base no crescimento do quadro de afiliação e no compromisso dos membros da indústria, é de um aumento de 50 por cento nas compras do café que cumpre os parâmetros da 4C, chegando a 750.000 sacas até o final do ano.

“Este crescimento constante demonstra que o setor de café cada vez mais vê a Associação 4C como uma oportunidade única de trabalhar em conjunto para disseminar o parâmetro de sustentabilidade no principal segmento de café, o mainstream. Atualmente, são despendidos grandes esforços para traduzir o crescimento da afiliação da indústria em aumento de compras de cafés que cumprem os parâmetros da 4C, trazendo mais benefícios para os cafeicultores e trabalhadores que se empenham diligentemente para produzir seus cafés de maneira sustentável cumprindo o Código de Conduta da 4C”, declarou Dr. Diego Pizano Salazar, Presidente da Associação 4C.

Otimizando os serviços de apoio a cafeicultores – A Associação 4C está aumentando e otimizando os serviços de apoio aos cafeicultores para atender às suas necessidades. O apoio é fornecido por diferentes canais, principalmente treinamentos e capacitação organizados pelo Departamento de Serviços de Apoio da 4C, e ferramentas, workshops e outras atividades contribuídos pelos mesmos membros da 4C.

Durante 2009, os membros da 4C participaram ativamente do treinamento de seus cafeicultores e trabalhadores nas questões relacionadas à sustentabilidade. Vinte e quatro membros comunicaram a realização de 3.884 workshops ao todo, resultando em 64.100 cafeicultores treinados. Os treinamentos cobriram boas práticas agrícolas, proteção ambiental, segurança no trabalho e combate a incêndios, além da utilização segura de agrotóxicos, etc.

Os membros também desenvolveram várias ferramentas e diversos materiais de treinamento, tais como manuais, cartazes, jogos e cursos on-line adaptados às necessidades dos cafeicultores. Essas ferramentas estão disponíveis a todos os membros da 4C através da Biblioteca de Ferramentas da associação, que atualmente contém mais de 120 itens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *