Aprovado zoneamento agrícola de café e mais quatro culturas

Imprimir


As melhores condições de plantio para pinus, citros, eucalipto, café e amendoim em oito estados estão expressas nas Portarias nº 141 a 154, publicadas hoje (18), no Diário Oficial da União (DOU). Os estudos de zoneamento agrícola, elaborados pelo Ministério da Agricultura, indicam os períodos, tipos de solo, clima e os municípios mais aptos ao cultivo das plantas.

Para o pinus, os critérios aprovados valem para os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. O estudo aponta que as exigências climáticas variam conforme a espécie. As temperaturas para os tipos indicados (caribaea, oocarpa, taeda e elliottii) devem ficar entre 13ºC e 27ºC e o volume de chuvas médio anual de 750 mm a 1.000 mm.

Outro gênero florestal, o eucalipto, adapta-se bem aos climas tropical e subtropical. As espécies mais usadas em florestas comerciais são grandis, saligna, camaldulensis, urophylla, citriodora, viminalis, dunnii, pellita. As condições mais favoráveis para o plantio foram definidas para os três estados da região Sul.

O zoneamento foi autorizado, ainda, para a cultura de citros – laranja, lima, tangerina, limão, toranja e pomelo – em São Paulo, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. A temperatura ideal para o desenvolvimento da planta situa-se entre 23ºC e 31ºC. As culturas cítricas, normalmente, suportam geadas leves e, para alcançar alto rendimento, é necessária a exposição à chuva de 600 mm a 1.300 mm por ano.

Há também estudos destinados ao café, safra 2010, em Minas Gerais, e amendoim no Maranhão. O cafeeiro, em geral, é pouco tolerante ao frio e precisa de temperaturas entre 18ºC e 23ºC. Já o amendoim pode ser cultivado em climas variados, desde os equatoriais até os temperados, sendo que a melhor produtividade é obtida com a exposição a altas temperaturas.

Fonte: MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *