Aprendizado além da sala de aula: estudantes da UFLA visitam fazenda em Santo Antônio do Amparo

Imprimir
Os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos, do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA), da disciplina de Tecnologia e Processamento de Café, fizeram uma visita técnica à fazenda Bom Jardim, em Santo Antônio do Amparo, orientados pelos professores Luisa Pereira Figueiredo, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira e Diego Alvarenga Botrel.

Na fazenda, o grupo foi recebido pelo proprietário Josué Figueiredo, engenheiro agrônomo formado na Esal/UFLA, com experiência de mais de 40 anos na produção de cafés e sementes. Durante a visita, orientada pelo proprietário, os estudantes puderam visualizar e compreender todas as etapas envolvidas na produção de cafés, desde a produção dos frutos no campo, a colheita manual e mecanizada, o processamento e a secagem. Também verificaram os procedimentos diferenciados para a produção de sementes de café.

Ao final da visita os estudantes tiveram a oportunidade de degustar um café especial cereja descascado, peneira 17 e acima da variedade Mundo Novo. Com a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de elevar seu conhecimento sobre a produção de cafés, relacionando os tópicos aprendidos em sala de aula com uma experiência prática. Diante da oportunidade, também foram articuladas propostas de parceria da empresa com os professores do curso de Engenharia de Alimentos.

Fonte: Ascom UFLA (Camila Caetano – jornalista/bolsista, com informações da professora Luisa Pereira Figueiredo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *