Apex-Brasil e BSCA assinam novo convênio do Projeto que promove as exportações brasileiras decafés especiais

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A Agência Brasileira de Promoção deExportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de CafésEspeciais (BSCA) assinarão, no dia 21 de junho, em Três Pontas, Minas Gerais, onovo convênio do Projeto BrazilianSpecialty and Sustainable Coffees para o período de 2012 a 2014. Por meiodo convênio, serão investidos, nos próximos dois anos, R$ 3,4 milhões em ações depromoção das exportações brasileiras de cafés especiais. O Projeto já conta com81 participantes, entre produtores, cooperativas e empresas.

O convênio será assinado durante o SeminárioApex-Brasil: Exportar é Inovar, que tem o objetivo de oferecer às empresas dosetor informações sobre o trabalho de promoção de exportações realizado pelaApex-Brasil e sobre como os empresários podem ter acesso aos produtos eserviços oferecidos pela Agência.

O Projeto BrazilianSpecialty and Sustainable Coffees tem como foco a promoção comercial dosetor para o mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos cafésbrasileiros em todo o mundo e  posicionaro Brasil como fornecedor de produto de alta qualidade com utilização detecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O Projeto visa,também, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidadeadotados na produção brasileira de cafés especiais, evidenciando suaresponsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aosprodutos brasileiros.

Parceria
A parceria da Apex-Brasil com a BSCA começou em 2008 e, desde então, jáforam realizados dois projetos, totalizando investimentos de mais de R$ 4milhões. A adesão cresceu bastante: passou-se de 27 empresas (quando foi assinado o primeiroconvênio) para as atuais 81, com progressiva ampliação do escopo de atuação.Também houve aumento exponencial do valor das exportações das empresasparticipantes do Projeto, que passou de US$ 8 milhões, em 2008, para US$ 132milhões, em 2011, o que representa um crescimento de 1.650% no período.

Com vigência até o final de 2014, o Projeto tem os seguintesmercados-alvo: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos,Finlândia, Itália, Japão, Reino Unido e Taiwan. Nesses países, serão realizadas ações estratégicas, como a participação em feiras eem outros eventos, incluindoos Projetos Carnaval  e Fórmula Indy,  da Apex-Brasil, além de parcerias com projetossetoriais de outros segmentos da economia brasileira.

“Oinvestimento na promoção de cafés verdes especiais do Brasil fortalece a imagemdo país como origem de cafés da mais alta qualidade e posiciona o produtobrasileiro em novos patamares”, explica o diretor de Negócios da Apex-Brasil,Rogério Bellini. “Isso agrega valor aos produtos brasileiros, que passam a sedestacar por qualidade e não por preço, gerando renda e competitividade para osprodutores, as cooperativas e as empresas”.

Bellini enfatiza que a Apex-Brasil é parceirado agronegócio brasileiro. “Produzimos alimentos de qualidade para o mundo, compreços competitivos, com sustentabilidade e inovação. Essa é a imagem quequeremos para o setor de cafés do Brasil”, diz.

Para o presidente da BSCA, Luiz Paulo DiasPereira Filho, o Projeto Brazilian Specialty and Sustainable Coffees éde vital importância para os produtores brasileiros de cafés especiais ediferenciados. “Por meio do Projeto, consolidamos e ampliamos nossaparticipação em volume e receita em mercados tradicionais (como Japão, EstadosUnidos e países da Europa) e, principalmente, introduzimos nossos cafés emnovos nichos de mercado, como a Coreia do Sul e a China. É da China o compradordo lote vencedor do Cup of Excellence – Natural Late Harvest de 2011".

Cafés especiais ediferenciados
No mercado mundial dos cafés diferenciados,existem planilhas que são utilizadas para a avaliação sensorial e de qualidadegustativa da bebida. Os itens técnicos julgados por provadores e degustadoresprofissionais são aroma, uniformidade, xícara limpa, doçura, sabor, acidez,corpo, sabor remanescente, balanço e nota geral.

Com base nesses atributos, os cafés sãojulgados em uma escala de 0 (zero) a 100 pontos. Os que não atingem notasuperior a 79 são considerados convencionais. Os cafés com nota de 80 a 84pontos são classificados como especiais, e os que obtêm notas superiores a 85pontos são cafés considerados raros, finíssimos, “presidenciais”, ousimplesmente gourmets.

Quem não é especialista também pode entender oque é um café especial ou gourmet,segundo a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira. “Esses produtosdiferenciados são marcantes e podem ser identificados pelo aroma incomparávelque deixam nos ambientes, em especial nos nossos lares, e pelo seu sabor peculiarno ato do consumo”, explica. “O café especial é uma bebida que pode serdegustada sem adição de açúcar ou adoçante e, ainda assim, a lembrança do gostocria uma sensação de não querermos perdê-lo em nosso paladar”.

Exportações brasileiras de cafés diferenciados
A partir deste ano, o Conselho dosExportadores de Café do Brasil (CeCafé), entidade responsável pela compilaçãodos dados referentes aos embarques do produto feitos pelo país, passou adiscriminar os cafés diferenciados em seus balanços mensais. A distinção entre essestipos de cafés em relação aos cafés convencionais é feita com base em atributosinformados pelo vendedor no ato do embarque, como "cafés lavados","orgânicos", "semilavados", "especiais gourmet", "certificados"e "bebidas moles".

No acumulado dos quatro primeiros meses de2012, as remessas ao exterior totalizaram 2,1 milhões de sacas de cafédiferenciado beneficiado de 60 kg, respondendo por 28% da exportação total doscafés em grão e por 24,5% dos embarques totais (incluindo café torrado e moído,solúvel e extratos de café).

A receita obtida com a remessa dos cafésdiferenciados ao exterior foi de US$ 658,4 milhões, ou US$ 312,78, em média,por saca de 60 kg. O valor é equivalente a 33% da receita obtida com aexportação de café em grãos e a 30% das exportações totais de cafés.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Apex-Brasil | Assessoria de Imprensa da BSCA

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