Apesar da pouca produção, Varginha é a maior exportadora de café em MG

Imprimir

O Sul de Minas é o maior produtor de café do país e Três Pontas tem a maior produção da região. Mas é em Varginha que está o pólo de comercialização do produto. Tanto que o município foi o terceiro maior exportador de Minas Gerais em 2010, graças ao café. O motivo é que a cidade concentra prestadores de serviços, armazéns, corretoras e exportadoras. Além disso, possui ainda uma unidade da Receita Federal e o Porto Seco, por onde grande parte da produção é escoada para o mercado internacional.

A Estação Aduaneira de Varginha, um dos maiores exportadores do estado, já enviou só neste ano para fora do país, R$ 15,7 milhões de dólares, em quatro mil toneladas de produtos. Cerca de 90% deles, são sacas de café. De janeiro deste ano até agora, já passaram pelo Porto Seco quase 44 mil sacas do produto, que chegam de várias regiões.

Apesar da vocação exportadora, Varginha não é uma grande produtora. A área territorial do município é pequena, se comparada a de outros municípios da região, como Três Pontas por exemplo. Segundo estimativas da Secretaria de Estado de Agricultura, Três Pontas deve terminar 2011 como o 4º maior produtor do Estado, enquanto Varginha deverá ocupar o 44º lugar. Três Pontas deverá colher 24,4 mil toneladas plantadas em 18,5 mil hectares. Já a colheita de Varginha será de 160 mil sacas. A área de plantio é de 8 mil hectares. 

Fonte: EPTV.com 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *