Aneel vai reavaliar tarifação de energia em propriedades rurais

Imprimir

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai reavaliar, após encerramento de consulta pública na semana que vem, a mudança de tarifação da energia elétrica, realizada em setembro do ano passado, que deixou de conceder descontos a produtores rurais. De acordo com deputado deferal Luiz Carlos Heinze (PP-RS), a conta de energia elétrica de algumas propriedades chegou a aumentar em 60%.

A norma da Aneel que modificou a cobrança definiu que apenas as atividades que produzem alimentos para consumo humano seriam classificadas como agropecuárias e poderiam receber bônus.

Com isso, culturas de fumo, flores, erva-mate, algodão, florestas, café, ervas medicinais, entre outras, foram excluídas do benefício. O pedido à Aneel foi apresentado pelos deputados federais Luis Carlos Heinze (PP-RS), Eduardo Sciarra (DEM-PR) e Sandro Alex (PPS-PR).

Caso o parecer da consulta pública seja favorável, todas as subclasses voltarão a ser tarifadas pela taxa de energia rural, diferente da situação atual, em que pagam valor comercial.

As contribuições à Aneel podem ser envidas até o próximo dia 31 de agosto.

Fonte: CNC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *