Análise de solo: produtor deve ficar atento

Imprimir

Esta é época ideal para se fazer a análise do solo, de acordo com a engenheira agrônoma do departamento de Gestão do Agronegócio da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso), Lívia Colombaroli, porque passaram 40 dias da última adubação e pulverização.

A análise do solo tem como objetivo quantificar o estado nutricional, sendo fundamental para corrigir as deficiências que o solo pode apresentar e é essencial para a qualidade do café. São analisados dez macro elementos, cinco micro elementos, além da parte física do solo (a “granulometria”).

O produtor deve considerar aéreas em torno de quatro alqueires, com o mesmo padrão, fazendo um “zigue-zague”, coletando de uma camada superficial até 20 centímetros de profundidade. Todo o material deve ser bem misturado em um recipiente limpo. A amostra dessa mistura deve ser colocada no saquinho fornecido pela cooperativa.

De acordo com o químico responsável pelo Laboratório Regional de Fertilidade do Solo e Análise Foliar da Cooparaiso, Hamilton Aparecido de Pádua, as análises de solo são feitas, geralmente, de abril a setembro, porém ele recomenda que o produtor leve a sua amostra o mais rápido possível para poder efetuar a sua compra de calcário e aplicar ao solo, sem demoras que possam causar prejuízos.

Ele explica que cada amostra é cadastrada. Depois passa por uma secagem e preparação que consiste em uniformizar o solo, passando-o por uma peneira de 0,2 milímetros. Dessa amostra são tiradas quantidades diferentes para análise de cada elemento, esse processo é chamado de “cachimbagem”.

A essas pequenas porções da amostra são adicionadas soluções extratoras, também considerando uma diferente para cada elemento. Vai para a agitadora e depois para um repouso de 14 horas.

“Depois desse período, acontece a análise propriamente, também em aparelhos diferentes para cada elemento”, explica Hamilton, dizendo que o solo da região, hoje em dia, pode ser qualificado entre médio e bom. Em época de demanda, o laboratório da Cooparaiso chega a realizar 140 análises por dia, entregando o resulto em, no máximo, quatro dias úteis. 

Fonte: Coffee Break

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *