Amostras dos cafeicultores do programa ATeG são selecionadas para cupping na SIC

Imprimir
A preparação para o Cupping da SIC (Semana Internacional do Café) com os cafés dos produtores do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Café) do Senar Minas já começou. Em Viçosa, 342 amostras das regiões Matas de Minas (207) e Sul de Minas (135) estão sendo classificadas e degustadas por sete Q-graders, que também são instrutores do Senar. Das amostras, 40 são de cereja descascado e 302, natural.

O trabalho começou no dia 15 e segue até 26 de outubro com o objetivo de mapear a qualidade dos cafés das regiões cafeeiras onde o Senar Minas atua com o programa. Essa etapa conta com a parceria do Centro de Excelência do Café e o Centreinar, na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Os melhores cafés seguem para o cupping do programa ATeG na Semana Internacional do Café, em BH. “Queremos mostrar ao mundo novos produtores, novas opções para comercialização, e destacar que os produtores envolvidos no programa ATeG Café têm um produto de qualidade”, destacou a coordenadora do programa nas Matas de Minas e gerente regional do Senar em Viçosa, Silvana Novais.

O cupping está previsto para 7 de novembro, das 13h30 às 15h30 e das 18h às 20h, na sala de Cupping & Negócios. Esta é a segunda edição do cupping. No ano passado, a organização recebeu 197 amostras nas categorias Natural e Cereja Descascado.

A SIC será realizada de 7 a 9 de novembro. Veja a programação completa no site www.semanainternacionaldocafe.com.br.

Preparação cupping ATeG Senar - qgraders

ATeG Café

O programa de Assistência Técnica e Gerencial é uma iniciativa inédita em Minas Gerais, que contempla 300 produtores das Matas de Minas e 300 cafeicultores do Sul do estado.

Os técnicos do Senar Minas auxiliam os cafeicultores na gestão das propriedades por dois anos. A metodologia está fundamentada em cinco etapas: diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional e avaliação de resultados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Viçosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *