Amostras do 3º Prêmio Conilon Especial já agregam valor no mercado

Imprimir

Parcerias permitem que amostras classificadas conquistem ágio de até 20%

Graças as parcerias firmadas as amostras classificadas dentro do 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade já garantem um ágio de até 20% em suas comercializações. Em uma ação inédita a Bryzer Café e a Coopeavi estarão adquirindo os lotes e garantindo o valor acima do mercado.

Em sua terceira edição o Prêmio Conilon Especial vêm cooperando neste processo que acredita e desenvolve cafés com qualidade. Nesta edição de 2014 já são mais de 350 amostras que provém de 30 municípios capixabas diferentes. Representa que mais de 50% dos municípios que produzem o conilon já participam do concurso.

Para o consultor Sérgio Afonso Poltronieri, da Bryzer Café, do município de Sooretama, produtos de qualidade tem sido buscados cada vez mais pelo mercado. Que esta procura está ocorrendo em âmbitos internacionais e por parte das indústrias nacionais. Ressalta que mesmo não sendo uma constante, devido as oscilações do mercado, garantir os ágios aos lotes das amostras classificadas representa a confiança do mercado no café conilon de qualidade.

Outra apoiadora do concurso e incentivadora da qualidade, a Coopeavi, estará contemplando as duas categorias. A cooperativa estará garantindo um ágio de até 20% nos lotes classificados na categoria cereja descascado, com peneira 13 acima. Para os lotes da categoria natural, que forem classificados para a etapa estadual, está garantido um ágio de até 10%, sendo exigida a mesa peneira 13 acima.

O Gerente de Comércio de Café da Coopeavi, Sérgio Elvídio, considera que o compromisso com o ágio é reflexo da confiança da cooperativa na produção de cafés conilon de qualidade. Ressalta que esta confiança reflete-se a cada edição, onde aumentam o valor dos ágios. "Garantir este valor a todos os classificados demonstra o quanto acreditamos que nossos cooperados têm condição de produzir um café com qualidade. Com isso esperamos mais produtores aderindo ao processo e mais inscrições nos próximos concursos" – avaliou.

Análise das amostras
Agora, o concurso inicia a fase de análise das amostras, com a classificação física e sensorial, nas categorias natural e cereja descascado. Acontecerão ainda visitas nas propriedades das amostras selecionadas pela a Análise da Sustentabilidade. Esta seguirá os parâmetros da sustentabilidade do Protocolo 4C. Para esta edição 2014, além de disseminar informações sobre práticas de qualidade, o concurso distribuirá, entre os melhores cafés, até R$ 50 mil.

O Prêmio tem por objetivo reconhecer, premiar e incentivar a produção de café Conilon, Coffea canephora, de qualidade no Estado do Espírito Santo, através do uso de práticas sustentáveis de produção. Busca ainda fomentar a produção de cafés de qualidade, visando a conquista de um mercado diferenciado para o Conilon Capixaba, agregando valor à produção e gerando qualidade de vida no campo.

Parceiros
O 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade conta com inúmeros parceiros. Entre eles estão empresas como Nestlé, com a marca NESCAFÉ® que é pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de criação de valor compartilhado na cadeia produtiva de café conilon. A Fertilizantes Heringer, Pinhalense, Coopeavi, Bryzer Comércio de Café, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, BUNN.

Todo o concurso conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura e INCAPER. Também apóiam as prefeituras de Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros, São Domingos do Norte, Santa Tereza, São Mateus e Sooretama. Outros municípios participam por meio de seus concursos locais, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo. Bem como os municípios atendidos pela Coopeavi e Coabriel.

Fonte: Assessoria de Comunicação Conilon Brasil (Weberton Thomaz)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *