Alta dos preços do café é liderada pela demanda mundial

Imprimir

"A alta dos preços nos últimos dez anos é liderada pela demanda mundial, com um consumo estimado entre 138 a 140 milhões de sacas em 2011/12", afirmou o analista da Valorização Empresa de Café S.A., Luiz Otávio Araripe, durante o VI Seminário Internacional do Café, no Rio de Janeiro.

A perspectiva é também positiva, diante do espaço para o aumento do consumo, mesmo com a alta da matéria prima. "O crescimento potencial é enorme, enquanto grande parte dos países tem consumo per capita abaixo de 1kg, exceto Brasil e Estados Unidos", segundo Araripe.

Para o analista, os preços deverão se manter em patamares próximos dos US$ 2,30 por libra-peso e as cotações mais altas deverão resultar na melhora da produtividade nos próximos três anos, através de tratos culturais e adubação, porém, "é improvável que esse aumento seja significativo, devendo ficar na ordem dos 5%".

"A perspectiva para os próximos três anos ainda é de déficit entre a oferta e a demanda, com a demanda mundial crescendo a taxas de mais ou menos 2,5% ao ano, o que é, possivelmente, a maior taxa de crescimento da história", disse Araripe.

Fonte: Agência Safras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *