Agropauta: governo divulga hoje safras de grãos e café

Imprimir

Os resultados do oitavo levantamento da produção nacional de grãos 2009/2010 e da segunda pesquisa da safra de café 2010 serão divulgados, nesta quinta-feira (6), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A apresentação será feita às 10 horas, no auditório da sobreloja, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, e por diretores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa responsável pelos trabalhos.

Nesta edição, serão apresentados os primeiros números das culturas de inverno, como trigo, aveia, cevada, centeio e canola. A pesquisa de grãos foi realizada entre os dias 22 e 28 de abril. O ciclo atual é projetado em 146,3 milhões de toneladas, em uma área de 47,6 milhões de hectares, conforme anúncio do mês passado. Até o momento, já foram colhidos 75% do arroz, 97% da soja, 60% do milho total e 50% do feijão total.

Café 

A partir deste levantamento, os números do café serão apresentados sem os intervalos inferior e superior. Esta temporada é de bienalidade positiva (safra cheia) e, segundo dados de janeiro, está estimada entre 45,9 milhões e 48,7 milhões de sacas de 60 quilos, com área de 2,1 milhões de hectares.

Em razão do excesso de chuva em São Paulo e no Espírito Santo, a colheita nestes estados começou mais cedo. A avaliação de campo ocorreu entre 4 e 24 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *