Agrocafé homenageará a empresária que transformou café em cosmético

Imprimir

O Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), homenageará na segunda-feira (21), às 18h, a empresária mineira Vanessa Vilela (foto), de 32 anos, uma das dez finalistas do Empretec Women in Business Award, da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio – Unctad, órgão ligado à ONU, que premia mulheres empreendedoras ao redor do globo. O Agrocafé acontece de 21 a 23 de março, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador.

Nascida em uma tradicional região produtora de café, filha de cafeicultores e casada com um produtor de café, Vanessa aliou a paixão pelo fruto à formação de farmacêutica e, após quatro anos de pesquisas, criou a marca de cosméticos Kapeh, que hoje é única que tem o café como matéria prima exclusiva. A marca está presente em 16 estados brasileiros e países como Portugal e Holanda.

De acordo com o presidente da Associação de Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araujo, a história da bem sucedida empresária sintetiza a tão propalada agregação de valor. “A genialidade de Vanessa foi ver no café muito além da commodity e propor o novo. Homenageá-la é mais que justo”, diz Araujo.

Bela, jovem, bem sucedida e muito determinada, a empresária não apenas usa os próprios produtos, como é uma apaixonada pela bebida, que prepara com os grãos de qualidade produzidos sob os cuidados do marido, engenheiro agrônomo, na Fazenda Rancho Fundo, localizada no sul de Minas Gerais. A farmacêutica enaltece as propriedades cosméticas de uma boa xícara de café.

“O café é cerca de três vezes mais antioxidante que o chá verde. Tem propriedades calmantes e adstringentes que aproveitamos em nossa linha de produtos. Até mesmo a casca é aproveitada em cremes exfoliantes, por exemplo”, explica.

O 12º Agrocafé é uma realização da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), juntamente com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Centro de Comércio de Café da Bahia, tendo como patrocinadores o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura (Seagri) e da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Ministério da Agricultura (MAPA), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae e Petrobras.

Fonte: Agrocafé

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *