Agricultores colhem grãos de café para produção de sementes em MG

Imprimir

Os agricultores do sul de Minas Gerais começaram a colheita dos grãos de café que servirão de semente para produzir novas mudas. A região tem 14 produtores de sementes distribuídos em 12 municípios que devem produzir 120 toneladas. Este ano, houve aumento tanto na procura quanto no preço da semente.

O agrônomo Alysson Fagundes, da Fundação Procafé, usa um spray para marcar os pés de café selecionados. As plantas são escolhidas com base na produtividade, uniformidade de maturação, qualidade do fruto e porte da planta.

A semente é separada da casca no despoupador. Depois, a semente passa pela secagem no terreiro. Esse processo exige cuidados para evitar que o embrião da semente seja afetado. A peneira separa os restos de casca e outras impurezas, mas as mãos das mulheres garantem a semente pronta para o plantio.

Este ano, a procura por sementes de café cresceu. Só a Fundação Procafé pretende dobrar a venda de sementes em relação à safra passada. O preço do produto também subiu. Cada quilo de semente está sendo vendido por R$ 25, com aumento de 25% sobre o preço do ano passado.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *