Agricultores apostam em boa safra do café conilon no Espírito Santo

Imprimir

A colheita do café conilon começa em maio, no Espírito Santo, mas os agricultores já apostam em boa safra. As lavouras se desenvolvem bem e o preço está valorizado.

Os galhos carregados indicam que a colheita vai ser boa. O produtor rural Bruno Arrivabene cultiva 60 mil pés de café conillon em uma propriedade em São Gabriel da Palha, noroeste do Espírito Santo. Em 2010, foram colhidas 900 sacas do grão, mas neste ano ele espera uma produção recorde de 1.500 sacas. “A produção deve ser maior em 30 ou 40% em função da chuva boa que veio na época da florada”.

A colheita do café conilon no Espírito Santo começa na segunda quinzena de maio. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, a safra 2011 deve ultrapassar oito milhões de sacas do grão, 500 mil a mais do que foi produzido o ano passado.

O preço do café também anima os produtores. Em 2010 a saca era vendida em média por R$ 160, já neste ano está sendo comercializada por R$ 205. A boa notícia é que a previsão da Cooperativa de Cafeicultores é de que o produto continue valorizado. “Eu acredito que os preços não vão cair este ano, o produtor pode ter certeza disto”, afirmou Antônio de Souza Neto, presidente da Cooabriel. 

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *