ACS promove 56º Curso de Classificação e Degustação de Café

Imprimir

A Associação Comercial de Santos (ACS) realizará o 56.º Curso de Classificação e Degustação de Café entre 7 e 31 de julho de 2014. Estão inscritos 18 alunos, incluindo japoneses, brasileiros e até um chinês.

Os professores da 56.ª turma serão Nilton Ribeiro e Candido Mattar Ribeiro Filho.

Para traduzir as aulas do português para o japonês e vice-versa, os alunos contarão com a tradutora Sayoko Nakai.

A abertura do curso vai ocorrer às 8 horas de segunda-feira, 7 de julho, no Auditório da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 – 1.º andar, no Centro Histórico.

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas – em sustentabilidade e no mercado cafeeiro – complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas – de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café, a uma empresa de torrefação e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Armazéns Gerais, o único no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

Decom – ACS
Armando Akio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *