Acre vai plantar mais 800 hectares de café em 2015

Imprimir

Em 2015, serão plantados 800 hectares de café, mas a meta é atingir quatro mil hectares (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Fim de ano se aproximando, Natal às portas, mas o programa de fortalecimento da cafeicultura, tocado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), não para. O secretário José Reis e equipe técnica acertaram os últimos detalhes com produtores de mudas que venceram a última licitação para entrega, entre fim de dezembro e início fr janeiro, de 1,2 milhão de mudas de café “conilon”.

No total, em 2015 serão plantados 800 hectares de café, mas a meta é atingir quatro mil hectares com a cultura, para que em 2018 o estado atinja a autossuficiência.

Na primeira fase, em outubro de 2013, foram distribuídas 380 mil mudas, que geraram o plantio de 220 hectares, tendo sido atendidas 178 famílias em seis municípios – Manoel Urbano, Sena Madureira, Rio Branco, Acrelândia, Capixaba e Brasileia. Segundo o coordenador do programa, agrônomo Rômulo Brando, esse café, plantado em janeiro de 2014, já está dando sua primeira safra, adiantando a safra em um ano em relação aos estados do Sudeste do país. “É resultado da diferença do solo e do clima”, informa.

O viveiro do agrônomo Mendonça está produzindo 990 mil mudas para o programa (Foto: Assessoria SEPN)
Viveiro do agrônomo Mendonça está produzindo 990 mil mudas para o programa (Foto: Assessoria SEPN)

Produtores de mudas se animam com o programa

O agrônomo Sérgio Mendonça é proprietário de um viveiro de mudas na Vila Acre e diz que a classe recebeu com grande satisfação o programa de fortalecimento de cafeicultura. “Estamos crescendo junto com o programa e ampliando o viveiro em alguns setores”, acrescentou. Ele é responsável pela produção de 990 mil mudas para a continuidade do programa. Suas instalações permitem a produção de 350 mil mudas de café, mas podem ser ampliadas para produzir 1,8 milhão.

Ele se anima ainda com a perspectiva de fornecimento de outros tipos de mudas, por saber que o governo prometeu investir no plantio de mamão, coco e outros. Mendonça trabalha também com frutíferas e plantas ornamentais. Ele tem cerca de 1 milhão de mudas dessas plantas, podendo atender com pronta entrega para programas de paisagismo ou de implantação de pomares.

Fonte: Agência de Notícias do Acre (Flaviano Schneider)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *