Acordo de cooperação entre Sede e Jucemg beneficiará exportadores mineiros

Imprimir

Exportadores, empresas com potencial exportador e entidades ligadas ao comércio internacional em Minas Gerais passam a contar com atuação conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Assinado pelas duas entidades, o Acordo de Cooperação Técnica permitirá que a Exportaminas, unidade de comércio exterior da SEDE, atue de forma efetiva em todos os 17 territórios de desenvolvimento do estado.

“Estamos somando esforços para que as empresas do estado tenham mais informações e conhecimento sobre o processo de exportação e inserção no mercado internacional. Agora, com a capilaridade da Jucemg, estaremos em toda Minas Gerais para atender o empresário mineiro”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso.

A Junta Comercial possui mais de 200 pontos de atendimento no estado. A cooperação entre as entidades prevê a capacitação dos servidores da Jucemg para que eles sejam agentes replicadores do atendimento ao exportador, realizado pela Exportaminas.

O acordo prevê ainda a criação de um espaço no site da Jucemg (www.jucemg.mg.gov.br) com informações sobre comércio exterior, vídeos e materiais para capacitação empresarial. A iniciativa tem como foco a promoção da cultura exportadora.

Atuação em prol das empresas exportadoras

Mensalmente, a Exportaminas divulga dados sobre a Balança Comercial de Minas Gerais. Os dados apontam os principais setores do comércio internacional do estado, bem como produtos e serviços.

A unidade também oferece, de forma gratuita, atendimento às empresas do estado que desejam exportar e que tenham dúvidas sobre o processo de exportação, bem como buscam participar de eventos internacionais como missões, capacitações e rodada de negócios. Para os interessados, é possível agendar um atendimento presencial para tirar dúvidas sobre o setor.

Parceira de mais de 20 entidades em âmbito nacional e estadual, a Exportaminas é responsável pela articulação institucional com os principais agentes ligados ao mercado internacional. Em 2015, ela atuou diretamente com a elaboração do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e do Plano Nacional de Exportação, ferramentas de fomento à cultura exportadora no país. Mais informações sobre o trabalho da unidade no site www.exportaminas.mg.gov.br.

Fonte: Sede via Agência Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *