Ações do Sistema FAEMG garantem continuidade ao suporte e à assistência ao produtor rural em tempos de pandemia

Imprimir
O trabalho que vem sendo realizado pelo Sistema Faemg / Senar Minas merece destaque por dar continuidade ao apoio e à assistência ao produtor e ao trabalhador rural, mesmo em tempos de pandemia. Desde o mês de março, que marcou o início do distanciamento social em função do novo coronavírus, várias ações vêm sendo realizadas.

O Senar Minas retomou os cursos dia 27 de abril, após a interrupção dos treinamentos presenciais causada pela pandemia. A volta das aulas presenciais trouxe novas diretrizes, traçadas com base nas recomendações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. Para a segurança e a garantia da saúde dos participantes, em todos os cursos, é obrigatório o uso de máscaras, assim como o álcool em gel. Outra exigência é o distanciamento de no mínimo dois metros entre os alunos. Além disso, é feita a desinfecção de todo o material utilizado durante o curso.

Além dos treinamentos, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, que leva a pequenos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção, não parou. Os produtores assistidos contaram com a opção de receber o atendimento de forma remota.

“No primeiro momento da necessidade, diante da pandemia, ofertamos a todos os produtores rurais assistidos pelo ATeG a possibilidade de trabalhar de forma remota, analisando os pontos críticos, o grau de risco, se eles pertenciam ao grupo de risco para a Covid-19, além do interesse dos técnicos que atendem a esses produtores”, explica o coordenador de Formação Profissional Rural do Senar Minas, Luiz Ronilson Araújo Paiva. Aos poucos, o atendimento presencial vem sendo retomado.

Outra medida adotada a fim de atender às demandas do agronegócio nesse período, o Sistema Faemg / Senar Minas / INAES lançou, no último dia 8, uma plataforma com videoaulas. São mais de 60 títulos abrangendo uma variedade de temas, desde saúde até agricultura de precisão. As aulas estão disponíveis na plataforma EaD do Sistema Faemg, gerida pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES) e pela Coordenadoria de Inovação e Conhecimento (CIC) do Sistema Faemg – www.sistemafaemg.org.br/ead.

Nesta primeira etapa, a iniciativa é totalmente gratuita. O material está disponível a qualquer interessado e será oferecido em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, por meio dos mobilizadores. “Após a mobilização, os participantes serão cadastrados na plataforma, receberão login, senha de acesso e um tutorial, por e-mail”, acrescenta coordenadora de Inovação e Conhecimento do Sistema Faemg, Tércia Almeida.

Outra ação desenvolvida pela entidade é a distribuição de 20 mil máscaras de tecido, direcionadas a produtores, trabalhadores rurais e familiares. A campanha de prevenção ao novo coronavírus teve início no dia 4 de maio, prosseguindo sob coordenação dos 10 Escritórios Regionais no Estado. “Essa é mais uma dentre as várias ações que o Sistema Faemg vem tomando para amenizar os efeitos da crise causada pela pandemia”, explica o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif.

Pesquisa

Em tempos de pandemia, o Sistema Faemg deu prosseguimento ao incentivo aos produtores rurais quanto à participação na pesquisa do Projeto Modernização das Relações do Sistema Faemg, direcionada às entidades cooperadas. O objetivo da pesquisa é conhecer as necessidades e percepções do produtor rural em relação à organização sindical, ao trabalho desenvolvido pelo Senar Minas e aos nossos produtos e serviços. A entidade cooperada recebe incentivo financeiro por cada questionário respondido integralmente. Já produtor rural concorre a uma conta digital Faemg, com o crédito de R$ 1 mil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senar Minas – Regional Juiz de Fora (Por Aline Furtado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *