Abic: vendas em junho foram recorde desde 2003

Imprimir

As vendas da indústria de café em Junho de 2010 aumentaram 7,65% em relação a Maio de 2010, de acordo com a Sondagem Conjuntural da Indústria de Café – SCIC, pesquisa que a ABIC realiza desde Junho de 2003. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, Junho/2009, houve aumento de 4,95%. Esse índice é o maior desde o início da SCIC, ou seja, em 7 anos de pesquisa mensal, o indicador das vendas da indústria de café alcançou o seu maior nível.

O resultado expressivo pode estar relacionado ao período de inverno, com maior consumo do café, bem como, às grandes compras feitas pelos varejistas seja em função da perspectiva de aumento nos preços do produto, seja em função da tradicional concorrência entre os industriais de café que acontece nesta época do ano.

Uma comparação das médias móveis de 12 meses, de Junho/10 (12 meses terminados em Junho/10), igual a 143,44 pontos, contra a média móvel de Junho/09, igual a 136,63 pontos, mostra novamente um desempenho elevado com aumento de 5,0%. Mas sua avaliação deve levar em conta que houve mudança na metodologia da SCIC entre 2008 e 2009.

Os dados de Junho para a indústria de café coincidem com o alto desempenho das vendas do varejo supermercadista divulgados pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, para o mesmo período.

A SCIC conta com as indicações de 60 empresas do setor, de todos os portes e tamanhos, sendo que o Índice de Vendas em Junho/10 foi de 172,03 pontos, havendo aumento do índice para as indústrias pequenas e grandes em relação ao mês anterior (Maio/10).

Fonte: Revista Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *