ABIC promove no Chile a 2ª Semana do Café Gourmet do Brasil

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A exemplo da primeira edição, realizada em setembro do ano passado, o evento conta com diversos cursos e treinamentos para chefs, baristas, donos de cafeterias e de restaurantes e serão ministrados na INACAP Apoquinto, uma das principais escolas de gastronomia do Chile.

A iniciativa integra as ações do programa de promoção comercial realizado pela ABIC em parceria com a Apex-Brasil, e conta com o apoio da Achiga – Associação Chilena de Gastronomia. O objetivo é promover o café gourmet em grão torrado ou moído, industrializado no Brasil, junto à alta gastronomia do Chile. “Escolhemos esse país como um dos mercados prioritários desde 2008”, explica Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC e gerente comercial do programa, lembrando que os chilenos já compravam cafés brasileiros, mas praticamente só solúvel. Desde que essa série de iniciativas teve início, as exportações brasileiras para aquele país, de produtos gourmet de empresas como Melitta e Café Bom Dia, aumentaram significativamente: de US$ 3.770 (FOB) no período janeiro/março 2009 para US$ 158.877 (FOB) em igual período em 2010, ou 4.114%.

Novos cursos, mais treinamento

Ao lado de cursos de formação básica de barista (profissional especializado no preparo de café ‘espresso’ e de drinques à base de café), e de técnicas de preparo de cappuccinos e latte art (grafismo sobre a espuma espessa da bebida), a programação desta 2ª Semana do Café Gourmet do Brasil traz duas novidades: Curso de Preparação do Café Perfeito e Curso Básico de Degustação de Café.

Quem vai mostrar como se prepara café corretamente é a barista Cleia Junqueira, coordenadora do CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé – São Paulo. Ela vai ensinar o preparo da bebida em diversos equipamentos, desde o filtro de papel até em máquinas automáticas. “Nosso objetivo e estimular e ensinar os chilenos a prepararem os cafés com perfeição, independentemente do equipamento que eles têm disponível em casa ou no estabelecimento comercial”, explica Christian Santiago e Silva, coordenador executivo deste programa de promoção dos Cafés do Brasil.

Já o Curso Básico de Degustação de Café está sendo ministrado por Ensei Neto, engenheiro químico com especialização em tecnologia de alimento e em marketing. O foco é iniciar os chilenos no universo da degustação de cafés das principais regiões para que descubram a diversidade de aromas e sabores dos grãos brasileiros. “Eles já dominam a técnica de degustação de vinhos e agora vamos inseri-los no mundo dos cafés especiais”, explica Santiago e Silva. 

Fonte: Abic

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