ABIC elege novo presidente e Conselho de Administração para o triênio 2016-2019

Imprimir
O mineiro Ricardo de Sousa Silveira, 53 anos, foi eleito presidente do Conselho de Administração da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café para o triênio 2016-2018, durante reunião realizada quarta-feira (22) na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Apesar de formado em Engenharia Civil, Ricardo optou desde o início por dar continuidade aos negócios da família, a torrefadora Café Cristal, empresa sócio-fundadora da ABIC, localizada em Patos de Minas, onde está há 45 anos. É também presidente do Sindicato das Indústrias de Café de Minas Gerais.

Como 1º vice-presidente, foi eleito o capixaba Egídio Malanquini, 58 anos, da torrefação Café Vista Linda, de Vila Velha (ES). É também presidente do Sindicato das Indústrias de Café do Estado do Espírito Santo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito – FINDES e, na gestão da ABIC no triênio 2013-2016, atuou como vice-presidente de Relações Institucionais.

Três pilares de atuação
Ricardo Silveira ocupava interinamente a presidência da ABIC desde março de 2015, em função do afastamento por motivos de saúde do presidente Américo Sato, que dirigiu a entidade por quatro gestões. Neste seu mandato, Silveira pretende dar continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo, estabelecido em três pilares de atuação interligados: compromisso com a qualidade; marketing e incentivo ao consumo, e desenvolvimento do associado.

No primeiro pilar, a proposta é garantir melhor nível e consistência de qualidade dos produtos através dos programas de certificação da ABIC, além de discutir a participação de toda a cadeia produtiva para a melhora da qualidade com agregação de valor.

Já na área de Marketing, o objetivo é promover a educação para o consumo difundindo os conceitos de qualidade do café e seus benefícios para a saúde. Além disso, a entidade quer ampliar a divulgação dos seus programas de qualidade e certificação (Selo de Pureza; Programa de Qualidade do Café – PQC, Nível Mínimo de Qualidade e Programa Cafés Sustentáveis), e desenvolver ações para a divulgação permanente de comunicação positiva sobre o café.

No pilar ‘Desenvolvimento do Associado’ o objetivo é promover o aperfeiçoamento da gestão das empresas e do conhecimento técnico dos industriais, buscando mais diálogo e participação, por meio de apoio e prestação de serviço; promover a capacitação, aprendizado e o crescimento dos empresários e seus colaboradores; realizar iniciativas que visem à sustentabilidade das indústrias e incentivem a inovação.

“Ao mesmo tempo em que pretendemos levar mais informação aos consumidores, queremos criar ferramentas que auxiliem os industriais a melhor gerir seus negócios, desde a aquisição da matéria-prima até o cálculo de seu custo de produção. Precisamos acabar com o uso de cafés baixos, dando a eles outra destinação. Precisamos que as indústrias invistam na qualidade de seus produtos, e recebam por isso, criando um novo ambiente de negócios. São ações que exigem além de novas ferramentas e tecnologias, também uma nova conscientização e posicionamento dos empresários, independente do porte da indústria”, diz Ricardo de Sousa Silveira.

Conselho de Administração

Integram o novo Conselho de Administração, no triênio 2016-2019, os vice-presidentes:

   

Vice-Presidente de Relações Institucionais – Carlos Roberto Viana – Dicasa Ind. e Comércio de Alimentos – GO

 

   

Vice-Presidente Jurídico – Dagmar Oswaldo Cupaiolo – Café Lourenço Ind. e Com. Ltda. – SP

 

   

Vice-Presidente de Planejamento e Exportação – Lívio Baraúna Assayag – Ind. de Café Manaus Ltda. – AM

 

   

Vice-Presidente de Qualidade e Programa de Certificação – Pavel Monteiro Cardoso – Sobesa Indl. de Alim. Santanense Ltda. – BA

 

   

Vice-Presidente de Marketing e Comunicação – Bernardo Wolfson – Melitta do Brasil Ind. e Com. Ltda. – SP

 

   

Vice-Presidente de Tecnologia e Modernização – Sílvio Aparecido Alves – Florão Alimentos Ltda. – PR

 

   

Vice-Presidente de Administração e Finanças – Marco Antônio Campos – Café Itaú Ltda. – MG

 

   

Vice-Presidente de Economia e Estatística – Edvaldo Frasson Teixeira– Treviolo Café Ltda. – SP

 

   

Vice-Presidente de PMES, Meio Ambiente e Sustentabilidade – Micheli Poli Silva Gelsleitchter – J.J. Mattos Ind. e Com. de Café Ltda. – SC 

 

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *