ABIC divulga suas certificações e metodologia de avaliação na Semana Internacional do Café

Imprimir

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), juntamente com o Sindicato da Indústria de Café de Minas Gerais, estará presente em mais uma edição da Semana Internacional do Café, que será promovida de quinta-feira a sábado (24 a 26/09), no Expominas, em Belo Horizonte. Em seu estande, a entidade promoverá degustações orientadas e apresentará a metodologia de avaliação sensorial do PQC – Programa de Qualidade do Café, que é única no mundo, pois analisa a qualidade do café que é encontrado pelos consumidores nas prateleiras dos supermercados.

“As metodologias existentes avaliam a bebida a partir de amostras preparadas de café verde. A do PQC avalia a qualidade do café já industrializado, ou seja, torrado e moído, daí seu ineditismo”, explica Mônica Pinto, nutricionista, cafeóloga e coordenadora de projetos da ABIC. A proposta é que os visitantes participem de sessões de cupping, aprendendo a metodologia PQC e avaliando o café pela sua qualidade global na xícara.

A entidade também apresentará suas certificações, como as conferidas pelo PQC, nas categorias de café Tradicional, Superior e Gourmet, o PCS – Programa Cafés Sustentáveis do Brasil e o pioneiro Selo de Pureza.

Carta de Intenção

Está programada para a manhã de sexta-feira (25), a assinatura da Carta de Intenções entre a Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil – IWCA Brasil, a ABIC e os Sindicatos das Indústrias de Café de São Paulo (Sindicafé – SP), de Minas Gerais (Sindicafé – MG) e do Espírito Santo (Sincafé). O objetivo é realizar trabalhos conjuntos de capacitação, treinamento, educação dos consumidorfes, valorização da qualidade, troca de conhecimentos e experiências sobre o café. A carta será assinada por Brígida Salgado, presidente da IWCA; Mônica Pinto, da ABIC; Camila Arcanjo, do Sindicafé – SP; Fabrícia Galvão, do Sindicafé – MG, e por Christianne Monteiro, representando o Sincafé-ES.

A Carta de Intenções será assinada no 5º Encontro do IWCA, durante café da manhã marcado para as 9h, quando também ocorrerá a posse da nova diretoria da entidade, presidida por Brígida Salgado, produtora de café orgânico e biodinâmico em Piatã, Chapada Diamantina (BA), e também presidente da Cooperbio – Cooperativa de Produtores de Cafés Orgânicos.

A Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil é um capítulo da IWCA (International Women’s Coffee Alliance, em inglês), organização criada em 2003 a partir do encontro de mulheres da indústria do café dos Estados Unidos e Canadá com produtoras de café na Nicarágua. A metodologia da IWCA é o “success through localization”, ou seja, através da criação de capítulos nos países produtores e consumidores. Atualmente existem capítulos em 15 países e diversos outros já manifestaram a intenção de criar os seus.

Reunião Regional

Também na sexta-feira, a ABIC realizará, no período da tarde e em parceria com o Sindicafé – MG, sua Reunião Regional com industriais e agentes do agronegócio café, associados ou não às entidades. Na pauta estão os assuntos de grande interesse dos torrefadores, a exemplo das diversas Normas da ANVISA, a RDC 14 (sujidades e fragmentos de insetos), a RDC 07 (limites máximos de tolerância de microtoxinas em alimentos), a RDC 24/2014 (recolhimento de alimentos – recall) e a RDC 26/2015 (rotulagem de alimentos alergênicos). Outros temas abordados serão o financiamento do Funcafé para a indústria; a nova campanha de marketing da ABIC, e o comportamento dos consumidores em face à crise econômica.

Fonte: Tempo de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *