ABIC divulga regulamento do concurso para seleção dos melhores cafés do Brasil

Imprimir

A temporada dos concursos estaduais para seleção dos melhores cafés já começou.  São os lotes finalistas de cada uma dessas regiões produtoras que disputarão em novembro o 8º Concurso Nacional de Qualidade do Café – Safra 2011, promovido pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. Cultivados com todo capricho pelos cafeicultores, esses cafés serão adquiridos em leilão, em dezembro, pelas indústrias e chegarão aos consumidores no início do próximo ano, em embalagens sofisticadas de 250 gramas e identificadas por selo numérico controlado, compondo a 8ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.

Cada Estado produtor tem até 11 de outubro para garantir a participação dos finalistas do seu Concurso Estadual no certame Nacional, o que deve ser feito por meio de inscrição. As amostras, representativas de lotes de 10 sacas de 60 kg, deverão ser entregues até 11 de novembro.  Cada Estado poderá inscrever três lotes, sendo 1 de café arábica preparado por via seca (natural), 1 de café arábica preparado por via úmida (cereja descascado e/ou despolpado) e 1 microlote, preparado de qualquer forma, mas que seja proveniente de uma propriedade com no máximo 10 hectares de área total, considerando todas as culturas existentes no local. Esta exigência se deve ao fato da categoria microlote privilegiar o pequeno produtor.

As amostras serão provadas e avaliadas, em provas cegas, por uma Comissão Julgadora, seguindo a metodologia da SCAA – Specialty Coffee Association of America, para grão verde, combinada com a metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café da ABIC, para o café torrado. As provas serão realizadas em data a ser definida no laboratório do CPC – Centro de Preparação do Café, do Sindicafé – São Paulo, que é credenciado pela ABIC. O ranking dos melhores cafés, por categoria, será feito a partir da Nota de Qualidade Global conferida pela Comissão Julgadora. O resultado será divulgado no site www.abic.com.br.

Leilão: aberto a pessoas físicas e jurídicas

Os lotes premiados nas três categorias serão leiloados em pregão marcado para os dias 7 e 8 de dezembro. A participação é aberta a todo o mercado, inclusive casas de café e pessoas físicas, apreciadoras de cafés raros e exclusivos. A inscrição deve ser feita até 4 de dezembro no site da entidade, onde constará o termo de compromisso da compra e pagamento e todas as demais informações do regulamento. É permita a formação de consórcios de empresas para aquisição dos lotes.

Os participantes inscritos poderão adquirir 1 saca ou todo o lote (10 sacas), sendo que o valor do lance mínimo aceito será 50% acima da cotação BMF/Bovespa do dia anterior ao leilão. Os lances poderão ser dados presencialmente ou via internet. Os participantes inscritos poderão solicitar o envio, pelo correio, de amostras de 100 gramas para prova e avaliação.

O resultado do leilão será divulgado pela ABIC dia 12 de dezembro, quando serão anunciados os Produtores Campeões do Concurso, com a ordem de classificação dada pelos lances obtidos pelos lotes, e as Empresas Campeãs da Edição Especial, que serão premiadas em três categorias: Ouro, de maior valor de aquisição por saca; Diamante, pelo maior investimento total em qualidade; e Especial, na qual concorrem os microlotes e que premiará a empresa que oferecer o maior valor.

O regulamento completo segue anexado e demais informações podem ser acessadas no site www.abic.com.br.

Fonte: ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *