ABIC divulga dados de consumo e perfil da indústria do café no Brasil

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A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC divulga dados que mostram como o café é importante para a mesa dos brasileiros e a indústria nacional. Os números de consumo revelam que, apesar da crise econômica gerada pela pandemia e que afetou diversos setores em 2020, a procura por café seguiu seu ritmo de crescimento: registrou 1,34% de alta em relação ao mesmo período analisado no ano anterior.

Em relação à indústria, a ABIC revela dados de uma pesquisa qualitativa inédita, a primeira realizada em duas décadas no Brasil, que mostra que 82% do setor é composto por micro e pequenas empresas e a produção industrial se concentra no Sudeste (76,6%).

O consumo interno de café no país registrou crescimento em 2020: foram 21,2 milhões de sacas entre novembro de 2019 e outubro de 2020, o que representa uma alta de 1,34% em relação ao período anterior, que considerou dados de novembro de 2018 a outubro de 2019.

Os números coletados pela ABIC revelam ainda que, no ano passado, o Brasil manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. Dados da última pesquisa realizada pela Euromonitor, em 2019, destacam o país como maior mercado mundial em volume total de café como bebida quente. Quando analisado o consumo per capita, observa-se que, em 2020, ele foi de 5,99 kg por ano de café cru e 4,79 kg por ano de café torrado. O bom desempenho na mesa do consumidor teve impacto direto na indústria: as empresas associadas à ABIC registraram um crescimento de 2,19% no período.

Atualmente, as indústrias associadas respondem por 72,4% da produção do café torrado (grão e moído) e representam 85,4% de participação (share) no mercado. A ABIC registra em seu banco de dados mais de 3.000 produtos certificados.

O estudo qualitativo realizado pela ABIC, e que traz um perfil da indústria produtora de café no Brasil em 2020, mostra que 82% do setor é composto por micro e pequenas empresas. Os números mostram que 70% delas operam com administração exclusivamente familiar.

Como são pequenos, 80% desses negócios têm até 19 colaboradores e contam com capacidade de produção de até 2000 sacas por mês. Para se ter uma ideia, há 20 anos, os pequenos produtores representavam apenas 33,4% dos industriais.

“É importante entendermos como a nossa indústria está organizada para identificarmos como podemos auxiliar na melhoria do parque industrial e na estruturação desses negócios, consequentemente oferecendo um produto com ainda mais qualidade para o consumidor”, explica Ricardo Silveira, presidente da ABIC.

Os dados de 2020 revelam ainda que a terceirização cresceu de 2% para 7%, mas as produções próprias ainda são a maioria em 93% dos pesquisados. E os principais canais de distribuição são supermercados regionais, redes médias e pequenos varejos que representam, juntos, 57,6% do faturamento das indústrias.

Café torrado e moído segue como produto de maior impacto nos faturamentos

O café torrado e moído continua reinando absoluto, com impacto de 81,4% no faturamento das empresas. Mas, apesar de estar em segundo lugar, o tipo torrado em grão saltou de 3,4% de participação em 2000 para 15% em 2020. Em relação ao tipo de embalagem para café torrado e moído, a almofada continua liderando, com 80,3%, e a embalagem à vácuo, que representava 40%, caiu para 10,2%.

Outro crescimento impressionante é o da fonte de aquisição de matéria-prima para a produção de café. Em 2000, a compra realizada diretamente do produtor representava apenas 25,4% do total e atualmente responde por 71%.

Produção industrial tem concentração no Sudeste

A pesquisa mostra ainda que a produção industrial está bastante concentrada no Sudeste, que detém 76,6% do mercado. Em segundo lugar vem o Nordeste, com 15,4%. Para distribuir o café desenvolvido nas empresas, 62% dos associados usam frota própria.

Com o desenvolvimento do setor industrial no Brasil, a ABIC comemora a conscientização sobre a importância nos cuidados com o produto que é entregue ao consumidor e também com o meio ambiente. De acordo com a pesquisa, 34% das empresas já implantaram programas de sustentabilidade nas suas unidades.

Já a certificação de produtos de alta qualidade, com o uso dos selos da ABIC, teve alta de 85% nos últimos cinco anos. Atualmente, a ABIC certifica mais de 3.000 produtos quanto à pureza, sendo 1.041 produtos com a categoria de qualidade certificada, e realiza mais de 5.000 análises para o monitoramento do mercado.

Inovação e Tecnologia

A ABIC lançou o aplicativo ABICAFÉ, que permite que os usuários façam uma rápida consulta no momento da compra para checar se o produto que eles pretendem adquirir é certificado e atende aos padrões exigidos de pureza e qualidade. Essa iniciativa reflete uma série de esforços da ABIC para buscar soluções e ferramentas que auxiliem no desenvolvimento do agronegócio café.

Fonte: ABIC