Abastecimento de café deve ficar apertado nos próximos dois anos, diz Andrea Illy

Imprimir

O abastecimento mundial de café deve ficar apertado ao longo dos próximos dois anos , podendo desencadear um aumento modesto nos preços, disse Andrea Illy , presidente e executivo-chefe da empresa de café italiana illycaffè , nesta segunda-feira. Os preços do café caíram mais de 20 por cento em 2013 , como uma colheita abundante do Brasil contribuiu para um excedente global, mas Illy disse que os agricultores produzem menos este ano em resposta aos preços mais baixos. " Fundamentos continuará a ser tenso com estoques baixos e de equilíbrio entre produção e consumo ", disse Illy, referindo-se aos 2013/14 e 2014/15 estações.

Aperto de abastecimento poderia provocar preços mais elevados , mas não é improvável que seja "picos loucos" , disse Illy, que planeja abrir dezenas de novas lojas de café em todo o mundo este ano. Ele estima os preços podem subir entre 10% ( 128,85 cents) e 20 por cento (140,55 cents) . No início deste mês Volcafe , a divisão de café com sede na Suíça de casa mercadorias ED & F Man, advertiu que a vinda safra de café do Brasil poderia decepcionar devido à poda duro e árvores cansados após duas colheitas consecutivas. Ele estima um crescimento anual do consumo mundial permaneceria estável em torno de 2 a 2,5 por cento , em linha com a média histórica ao longo da última década, com a Índia e China fornecendo algumas das maiores oportunidades de crescimento.

Criado pelo avô de Illy cerca de 80 anos atrás , a empresa agora fornece cerca de 6 milhões dos 1,6 bilhão de xícaras de café segundo a Organização Internacional do Café está bêbado em todo o mundo a cada dia. A empresa tem cerca de 300 " mono- marca" lojas de café e planeja abrir cerca de mais 30 lojas este ano em regiões, incluindo o Oriente Médio, Ásia, Europa e América do Norte, Illy disse, falando em Londres no lançamento da primeira loja da empresa em aliança com a Samsung . Samsung irá fornecer illycaffè com uma seleção de dispositivos móveis, como tablets , além de aplicativos móveis desenvolvidos especificamente para produtos illycaffè e lojas . O volume de negócios consolidado da empresa foi de cerca de € 361.000.000 ( 490.000 mil dólares ) em 2012. Illy disse cafés atualmente representam cerca de 10 por cento do negócio, mas que o segmento poderia expandir-se para cerca de um terço das operações da empresa no futuro. " Estamos buscando esse objetivo e isso vai acontecer no médio prazo , ou seja, de 7 a 10 anos", disse Illy .

A indústria do café sofreu uma onda de consolidação liderado pela empresa alemã de produtos de consumo Joh A Benckiser (JAB), que comprou Caribou Coffee, Peet Coffee & Tea e DE Mestre Blenders 1753 no último par de anos. Illy disse que a illycaffè não tinha sido abordado por JAB ou quaisquer outras empresas e destinado a permanecer uma empresa privada focada no crescimento orgânico.

Fonte: Reuters via Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *