A quantidade do pó para um café de qualidade

Imprimir

Como em qualquer outro campo da gastronomia, no preparo do café a quantidade de água e de pó deve ser proporcional para que a bebida agregue aroma e sabor, na medida certa. Nem forte de mais, que o amargor do café se sobressaia nem ralo para não lembra o conhecido “chafé”.

Uma proporção equilibrada, é usar 50g de pó de café para meio litro de água. Daí para baixo. Caso a preferência seja um café um pouco menos encorpado, reduza a quantidade de café para 40g. Menos que isso, aí já começa a ficar ralo. Sem sabor. Caso não tenha uma balança de precisão, em casa, um colher de sopa de café pesa aproximadamente cinco gramas.

Especialistas em nutrição recomendam tomar beber de quatro a cinco xícaras por dia, mas o cardiologista argentino Oscar Orsellas recomenda antes, um consulta. Afinal, cada organismo reage de forma diferenciada a doses intensas de cafeína. “É sempre bom ter moderação com bebidas à base de cafeína”, orienta o médico especializado em problemas do coração. E nunca é demais lembrar que cafeína é uma substância encontrada também em chocolate, refrigerantes à base de cola e nos energéticos. Por isso, a dica é beba bons cafés, mas com moderação.

* Romoaldo de Souza – Jornalista, barista e editor do blog Café & Conversa

Fonte: NE10 via Café & Conversa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *