A importância da embalagem para os consumidores de café

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O mercado de cafés está cada mais diversificado no Brasil. Novas e variadas marcas acirram a concorrência pela preferência dos consumidores, sejam para consumo fora de casa ou presentes nas gôndolas e prateleiras de supermercados, empórios, cafeterias e lojas do ramo. A crescente popularização dos cafés considerados especiais, de maior valor agregado, aumenta o leque de opções disponíveis. Como diferenciá-las?

A embalagem pode ser o primeiro canal de contato entre produto e potencial consumidor. São tantas novidades que mesmo o coffee lover pode ser surpreendido ao se lançar às compras. Diante das embalagens que se apresentam a ele, algumas características fazem a diferença. Tanto para a eficiência da comunicação que a marca pretende estabelecer com ele, como na sua avaliação sobre aquele produto, que inevitavelmente influenciará a decisão de compra.

No universo dos cafés especiais, tão fundamental quanto informar claramente a espécie dos grãos (Arábica, Robusta ou Conilon) e o ponto de torra, é mencionar seus atributos sensoriais e a fazenda produtora. Dizer a região de onde provém o café, incluindo até mesmo o nome do produtor, faz com que o consumidor se sinta mais próximo da origem. A ideia de terroir ganha força no universo cafeeiro, como uma das credenciais de um produto diferenciado, assim como selos de certificações, prêmios e demais atributos que atestam a qualidade do produto.

Mas não para por aí. Que cor ou cores escolher? E o formato? Há diferentes materiais e texturas possíveis? O design conta muito sobre o produto. Um caso que virou referência é o do Café Fazenda Pessegueiro. A embalagem remete à casa da própria Fazenda Pessegueiro, em Mococa (SP), onde o café é produzido. Uma identidade visual clara e exclusiva, facilmente reconhecida quando a embalagem é posta ao lado de cafés similares. Foi um trabalho de branding realizado pela agência GSB2 Publicidade, demonstrando a importância e o resultado do investimento em marketing das marcas e suporte estratégico na gestão de conteúdo.

Sobre a GSB2
A GSB2 é uma agência há mais de 20 anos no mercado, com clientes em diferentes segmentos e expertise diferenciada no agronegócio café, tendo atendido mais de 200 fazendas produtoras e desenvolvido mais de 150 embalagens do produto. É especializada em gestão de conteúdo e design de embalagens, web design, branding, propaganda e marketing direto, com know-how para oferecer soluções integradas, suporte estratégico e consultoria aprofundada sobretudo para clientes do agronegócio café. Tem no currículo, ainda, projetos desenvolvidos para entidades internacionais e prêmios conquistados nas áreas de publicidade e design. https://www.gsb2.com.br/

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

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