7 de Julho – Dia do Produtor Rural Mineiro

Imprimir
dia do produtor rural mineiro 2016 cccmg (800 x 800)

O Dia do Produtor Rural Mineiro, comemorado em 7 de julho, foi instituído pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 1998, a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), para homenagear aqueles que promovem o desenvolvimento econômico do Estado por meio da produção de alimentos. Atualmente o agronegócio representa 42% da riqueza, 27% das exportações e 20% dos empregos do Estado.

Minas Gerais é o maior produtor nacional de café, leite e batata, e detém o maior rebanho equino do País. É o segundo na produção de cana-de-açúcar, feijão e sorgo, e concentra o segundo maior rebanho bovino. Destaca-se também na produção nacional de milho, ovos, tomate, frutas e hortaliças. Além disso, é o principal Estado reflorestador do Brasil.

Nessa data, em que se comemora também 65 anos de fundação da Faemg, é também o momento para se pensar e até superar antigos paradigmas e se fortalecer nesse novo cenário nacional e internacional.  O produtor rural tem se atualizado com a tecnologia, com os meios de comunicação, as pesquisas e a inovação.

A cada ano, cresce o número de produtores que buscam capacitação, que investem em georreferenciamento, que usam aplicativos online para gerenciar sua propriedade. Com o crescimento das cidades e redução de terras produtivas disponíveis, o setor tem promovido uma revolução tecnológica, que tem garantido crescente produtividade por área, com menor impacto ambiental. A sustentabilidade e o uso de tecnologias têm se tornado marcas desse novo momento do agronegócio mineiro. (Com informações da Faemg)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *