6ª FECOM: Começa mais uma edição da Feira que é uma parceria Minasul – Cocatrel

Imprimir

Foi aberta na manhã desta terça-feira (26), a 6ª edição da Fecom – Feira de Negócios Cocatrel Minasul, em Três Pontas. O Presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito, e o Diretor Técnico e de Desenvolvimento da Minasul, Bernardo Paiva Reis, deram as boas-vindas aos primeiros visitantes da Feira ao cortar a fita de acesso ao recinto dos estandes. Bernardo esclareceu que essa é mais uma oportunidade que a Minasul e a Cocatrel se empenharam em criar para atender as demandas urgentes dos produtores nesta época do ano.

Marco Valério, da Cocatrel, também ressaltou que todo o empenho da Fecom consiste em viabilizar benefícios aos produtores e desejou bons negócios a todos. A Feira prossegue até quinta-feira, e estará aberta durante todo o dia. A expectativa das cooperativas é que cerca de quatro mil produtores de toda a região marquem presença no evento.

Nos mais de 70 estandes das empresas parceiras, produtores vão encontrar centenas de produtos, além de serviços, como orientações para financiamento de insumos e máquinas, esclarecimentos sobre venda no Mercado Futuro ou como aumentar a segurança nos armazéns e nas fazendas valendo-se de tecnologias.

Para essa orientação específica, o produtor tem uma parada obrigatória no estande da Agrotopus, empresa do grupo Valid, que lançou justamente na feira a sua plataforma digital, uma ferramenta que promete revolucionar a tecnologia para o agronegócio. A chamada “Fazenda Digital da Agrotopus” tem a proposta de integrar todos os dados que o responsável pela propriedade precisa para gerenciar suas operações.

Na mesa de Operações da Minasul foi instalada uma tela para acompanhar o pregão da bolsa em tempo real e orientação de como fazer as melhores travas para vendas programadas até 2021. Além dos preços, o produtor pode simular uma venda no Mercado a Termo e situações de como aproveitar as melhores ofertas de negociação. De acordo com Francine Silva, atendimento no setor de Operações, a possibilidade de travar até 30% da colheita prevista dá ao produtor autonomia para a tomada de decisões depois da colheita, secagem e venda do café.

No estande da Mahindra, o coordenador Leandro Bylaardt apresenta aos visitantes lançamentos e equipamentos, como lâminas e alavancas para carregadores. Todos os produtos da marca são oferecidos por meio do consórcio Mahindra, com prestações em torno de R$ 1 mil mensais e com financiamentos em até quatro safras futuras. Além dos consórcios, a concessionária também trabalha com o sistema barter, que aceita o café como moeda de pagamento.

Outra possibilidade que agradou os visitantes foi a de reduzir a conta de energia elétrica de suas propriedades por meio da utilização da chamada Energia Solar Fotovoltaica. Além do atendimento, com explicações para cada caso, o atendente simula a instalação e o possível resultado de redução de custo.

Para todas as compras durante a Fecom, há possibilidades de negociações pelo sistema barter ou com linhas de créditos aprovadas pelo Sicoob Credivar, em parceria com a Minasul. Carina Werneck, do Sicoob, explica que a parceria tem como meta facilitar o acesso ao crédito e viabilizar negociações. “Estamos trabalhando com uma taxa exclusiva para a Fecom, de 1,05% de juros ao mês ou 6% ao ano. Imperdível para o produtor”, defende.

A Fecom ainda tem uma fazendinha para encantar as crianças, com animais bem pequenos e dóceis. Oportunidade para dar uma voltinha de charrete ou no pônei e ver bem de pertinho cabras, vacas, bodes, burros e galinhas em miniaturas.

A 6ª FECOM conta com a participação da Coopervass (Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí), da Cooperbom (Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Bom Sucesso) e da Coapeja (Cooperativa Agropecuária Jacutinga). O evento é uma realização da Minasul e Cocatrel, com apoios da Mahindra Tratores e Unimed Três Pontas.

Serviço
Evento: 6ª Fecom – Feira de Negócios Cocatrel Minasul
Quando: 26, 27 e 28 de março
Horário: 8h às 17h
Onde: Av. Ipiranga, em Três Pontas-MG

Fonte: Ascom Minasul (Com foto de Marcus Madeira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *