6º Simcafé supera as expectativas

Imprimir

Em uma análise prévia, os números mostram que a 6º edição do Simcafé (Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana) foi a maior de todas. O evento foi realizado pela Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) com o apoio do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) e bateu o recorde de público, cerca de 1200 pessoas, expositores e negociações, e se consolida como um dos principais da cafeicultura nacional.

Os dias 16 e 17 de abril foram intensos para os produtores rurais de Franca/SP e região. Na programação 5 palestras, dos mais variados temas, muniram os participantes com informações para auxiliá-los na condução do seu negócio, seja na parte técnica ou na gestão. O destaque do 1º dia foi a abordagem sobre Sucessão Familiar, feita por Gustavo Lemos, sócio proprietário da Safras&Cifras, para um auditório lotado e uma plateia atenta. Já na quinta-feira (17) a expectativa era para a palestra sobre Mercado de Café com o renomado consultor da Safras&Mercado Gil Barabach. Em todas as oportunidades, os ouvintes fizeram questionamentos sanando diversas dúvidas com os profissionais.

Uma das novidades deste ano foram os workshops. O público aderiu a proposta e participou dos 4 oferecidos. O que chamou bastante a atenção foi o de Produção de Águas – Manejo Ambiental Agrícola de Águas – realizado pelo engenheiro agrônomo e consultor Uniagro Saulo Faleiros.

Os mais de 50 expositores mostraram aos visitantes as diversas novidades para a cafeicultura, criação animal, tecnologia para gestão, adequações ambientais entre outras. No espaço de máquinas e implementos o volume de negociações foi grande devido a condição especial para o evento oferecida pela cooperativa. De acordo com as empresas o Simpósio é uma ótima oportunidade para se aproximar dos clientes e tirar dúvidas em relação os produtos e fidelizá-los.

A abertura foi realizada pelo presidente da Cocapec Maurício Miarelli, recém eleito. Ele destacou a importância do Simcafé para os produtores da Alta Mogiana, na difusão de conhecimento das principais vertentes da cafeicultura. Estiveram presentes também os demais diretores da cooperativa, Carlos Yoshiyuki Sato, diretor vice-presidente, Alberto Rocchetti Netto, diretor secretário, o 1º presidente da Cocapec, José Carlos Jordão Silva, o presidente executivo do Conselho Nacional do Café – CNC, Silas Brasileiro, o superintendente da Ocesp/Sescoop/SP, Aramis Moutinho Junior, o presidente da Fundação do Café da Alta Mogiana, Edson de Castro do Couto Rosa, o presidente do Sindicato Rural de Franca, Galileu de Oliveira Macedo, o diretor técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI /Franca, Pedro César Avelar, o pesquisador da Fundação Procafé, André Luiz Alvarenga Garcia e representando a prefeitura municipal de Franca o vereador Miguel Laércio Matias.

Outra novidade foi o espaço institucional da Cocapec. O local atraiu os presentes com jogos que apresentaram os variados serviços da cooperativa. Os colaboradores do laboratório tiraram dúvidas sobre como são feitas as análises de solo e folha e sua importância para a condução da lavoura. O setor de classificação e degustação de café levou diversos tipos de grãos e realizou uma dinâmica com garrafas com bebidas diferentes em que era preciso encontrar em outras o mesmo sabor.

As mulheres também tiveram seu momento no 6º Simcafé. Além do workshop sobre Empreendedorismo Feminino, com o profissional Juscelino Neves, da Kriar Gestão de Pessoas, foi oferecido oficinas de pintura em tecido e de tear.

A Cafeteria Senhor Café novamente foi ponto de encontro dos visitantes. Em um ambiente amplo e agradável era possível degustar diversas formas de preparo com café gelados, que levavam sorvete, e também o cappuccinocomo doce de leite.

O encerramento ficou a cargo do vice-presidente Carlos Yoshiyuki Sato, e destacou que o evento atingiu o seu objetivo que é difundir conhecimento sobre a cafeicultura para os participantes sempre trazendo profissionais renomados do setor para manter os produtores informados sobre as principais tendências da área.

Veja as fotos no www.simcafe.com.br

Fonte: Simcafé via News Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *