5º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas acontece em setembro

Imprimir

Na noite da última terça-feira (17), no Auditório do Sindicato do Comércio de Bens, Turismo e Serviços de Poços de Caldas, aconteceu o lançamento oficial do 5º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas-MG realizado pela Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Poços de Caldas (CaféPoços) e pelo Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), da EMATER-MG e do Sindicato Rural. Na ocasião, estiveram presentes produtores rurais, cafeicultores, compradores e autoridades políticas.

O evento contou também com a presença do pró-reitor de ensino do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Simão da Rosa, que aproveitou o momento para enaltecer a importância da qualificação do profissional rural. Rosa que é coordenador da área de Bovinocultura Leiteira do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, ainda fez uma ligação do leite com o café. “O leite e o café produzidos, nesta região do Sul de Minas, são especiarias que a cada ano ganham espaço em âmbito nacional, por isso a preocupação com a excelência e qualidade dos produtos”, completou.

As atividades que fazem parte do concurso como a visitação às propriedades começaram neste mês. Agosto e setembro serão destinados às inscrições e testes sensoriais. O evento acontece no dia 29 de setembro na seda da CaféPoços, quando vai ser realizada a Prova Final para a escolha dos cafés premiados; a Prova de Cafés para os Compradores; o Leilão dos Cafés Campeões; Premiação do Concurso. O evento vai contar ainda com palestra do Professor Dr. Leandro Carlos Paiva que é Doutor em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras, e vai falar sobre “O Mercado de Cafés Especiais”.

O 5º Concurso de Qualidade de Cafés de Poços de Caldas-MG conta com o patrocínio da Bourbon Specialty Coffees; Bueno Café; Internacional Armazéns Gerais; SMC Comercial e Exportadora de Café; Comercial Rio das Antas (Representante Stihl); Yoorin – Mineração Curimbaba; Minas Verde (Concessionário John Deere); Café Brasil Fertilizantes; Adubos Real e Syngenta. Organização GSC Eventos Especiais.

O concurso vai premiar os melhores grãos em duas categorias: Café Natural e Café Cereja (descascado, despolpado e desmucilado). As inscrições podem ser feitas de 20 de agosto a 06 de setembro no escritório local da EMATER-MG (Rua Pernambuco, 299 – Centro). Inscrições gratuitas. Mais informações na GSC Eventos Especiais, pelo telefone (35) 3697-1551 e no site www.cafesespeciaispocosdecaldas.com

Certificado

Na ocasião foram entregues cerca de 30 certificados aos produtores rurais que participaram do Curso de Produção de Cafés Especiais, com duração de três meses, ministrado pelo Professor Dr. Leandro Carlos Paiva, através de uma parceria entre Prefeitura Municipal e IFSULDEMINAS – Campus Machado.

O Concurso

Trajetória do Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas

2008 – O início
A primeira edição aconteceu em novembro de 2008 e foi desenvolvida através de parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Desde o início até os dias de hoje, o objetivo do Concurso é incentivar os cafeicultores a produzirem cafés de qualidade superior, com maior valor agregado, para atingir novos mercados.

2009 – Segunda edição
Pela segunda vez o concurso foi realizado pela EMATER, Sindicato dos Produtores Rurais e SEDET, mas desta vez aconteceu em parceria com o evento “Café e Cultura” dos dias 14 a 16 de outubro de 2009. Destaque para o produtor André Sanches, campeão da 1ª edição do Concurso, que torrou e moeu algumas sacas do café campeão e doou para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que comercializou o café durante todo o evento “Café e Cultura”. Na ocasião foram inscritas 27 amostras.

2010 – Incentivo
Neste ano, a Prefeitura Municipal procurou incentivar a produção de cafés de qualidade, com algumas ações como a construção e o asfaltamento de terreiros de café, além de cursos em parceria com o sindicato rural e o SENAR. O 3º Concurso aconteceu no dia 20 de novembro no SESC em Poços de Caldas.

2011 – Valorizado
Com realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, EMATER e IFSULDEMINAS – Campus Machado, o 4º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas foi realizado no SESC e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre produtores e empresários do ramo. Os três melhores cafés de cada categoria (Café Natural e Café Cereja Descascado) foram apresentados aos compradores que fizeram suas ofertas. O preço mínimo era de R$ 540,00 para café natural e R$ 560,00 para cafés cereja descascado.

2012 – Profissionalização
Em parceria com a empresa GSC Eventos os organizadores do Concurso pretendem deixar o evento ainda mais profissional, sendo assim fica na responsabilidade a divulgação e organização do evento feita em conjunto com a EMATER (responsável pelas inscrições dos produtores) e do IFSULDEMINAS – Campus Machado (incumbido de planejar as provas e certificações dos produtos concorrentes no concurso). As inscrições para os produtores interessados em participar do evento têm início no dia 20 de agosto e término no dia 06 de setembro. A prova sensorial acontece no dia 19 de setembro e a grande premiação do concurso e o leitlão estão marcados para o dia 29 de setembro.

A novidade é que este ano o evento será realizado na CaféPoços – Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Poços de Caldas.

Fonte: Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *