47 lotes de café vão à fase internacional do Concurso de Qualidade Cafés do Brasil

Imprimir

O Júri Nacional, com a auditoria da BCS Öko-Garantie – Brasil, concluiu os trabalhos de classificação dos cafés que irão à fase internacional do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2010, evento organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) em parceria com Agricafé, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Alliance for Coffee Excelence (ACE).

Foram selecionadas, com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida, 47 amostras que tiveram nota superior a 84 pontos (escala de 0 a 100) na tabela de classificação do Cup of Excellence, que segue os padrões da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, em inglês). O Estado de Minas Gerais se destacou ao ter 33 lotes classificados (70,21%), seguido por São Paulo, com 7 amostras (14,89%), Bahia, 5 amostras (10,64%), Paraná e Espírito Santo, ambos com uma amostra (2,13%).

A partir desta segunda-feira (15), o Júri Internacional, composto por importadores, torrefadores, baristas e donos de coffee-shops de empresas da América do Norte, Ásia e Europa, se reunirá nas salas de prova do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, em Machado, para avaliar as 47 amostras e indicar, na próxima sexta-feira (19), os finalistas do certame, que terão o direito de participar do disputado leilão do Cup of Excellence, em 18 de janeiro de 2011, dentro do qual os cafés alcançam patamares bem superiores aos preços oferecidos no mercado. Em leilões anteriores, por exemplo, a saca de 60 kg vencedora do certame chegou a ser vendida por mais de R$ 15 mil.

Novidade – Em uma iniciativa inédita da BSCA, a cerimônia de premiação dos finalistas do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, na sexta-feira (19), será transmitida ao vivo pela internet, por meio da comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira, do Peabirus (www.peabirus.com.br/redes/form/comunidade?id=218), e do site institucional da Associação Brasileira de Cafés Especiais (www.bsca.com.br).

O 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2010 conta com o apoio institucional de Conselho Nacional do Café (CNC), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC – Sul de Minas).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *