3º Prêmio Conilon Especial ultrapassa 350 inscrições

Imprimir

As amostras agora seguem para análises físicas e sensoriais (Foto: Ascom Conilon Brasil)

Desde o encerramento das inscrições no último dia 12 mais de 350 amostras já foram recolhidas para participarem do 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade. Mesmo já sendo considerado recorde, os números devem aumentar pois as inscrições e entrega das amostras aconteceram nos escritórios do Incaper de todo o Estado e aos poucos estão sendo remetidas ao laboratório da Conilon Brasil.

Além da parceria com o instituto, cooperativas e empresas também receberam amostras, como Coopeavi, Cooabriel, Cafésul. Bryser Comércio de Café e Kubit Café. As mais de 350 amostras provém de 30 municípios capixabas diferentes. Representa que mais de 50% dos municípios que produzem o conilon já participam do 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade.

Agora, o concurso inicia a fase de análise das amostras, com a classificação física e sensorial, nas categorias natural e cereja descascado. Acontecerão ainda visitas na propriedades das amostras selecionadas pela a Análise da Sustentabilidade. Esta seguirá os parâmetros da sustentabilidade do Protocolo 4C. Para esta edição 2014, além de disseminar informações sobre práticas de qualidade, o concurso distribuirá, entre os melhores cafés, até R$ 50 mil.

O Prêmio tem por objetivo reconhecer, premiar e incentivar a produção de café Conilon, Coffea canephora, de qualidade no Estado do Espírito Santo, através do uso de práticas sustentáveis de produção. Busca ainda fomentar a produção de cafés de qualidade, visando a conquista de um mercado diferenciado para o Conilon Capixaba, agregando valor à produção e gerando qualidade de vida no campo.

Um novo ciclo
Para muitos especialistas do setor, a cafeicultura caminha para um novo ciclo. O gerente de markiting, da Conilon Brasil, Arthur Fiorott, lembra que há alguns anos nem mesmo se falava sobre qualidade no café conilon. Onde a única preocupação era a produção quantitativa, sem atenção a critérios de qualidade.

Lembra ainda que desde a criação do Protocolo Internacional de Degustação de Robustas, por parte do CQI, novas idéias, com parâmetros internacionais, começaram a ser difundidos. "Ter no Espírito Santo um concurso de Conilon de Qualidade e um número tão expressivo de inscrições, reflete que estamos no processo de melhoria da qualidade"- comentou.

Parceiros
O 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade conta com inúmeros parceiros. Entre eles estão empresas como Nestlé, com a marca NESCAFÉ® que é pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de criação de valor compartilhado na cadeia produtiva de café conilon. A Fertilizantes Heringer, Pinhalense, Coopeavi, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, BUNN.

Todo o concurso conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura e INCAPER. Também apóiam as prefeituras de Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros, São Domingos do Norte, Santa Tereza, São Mateus e Sooretama. Outros municípios participam por meio de seus concursos locais, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo. Bem como os municípios atendidos pela Coopeavi e Coabriel.

Fonte: Ascom Conilon Brasil (Weberton Thomaz)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *