2ª edição do Livro Café Conilon já está disponível para compra

Imprimir
Os resultados da pesquisa científica em café Conilon reunidos em uma única obra. O livro Café Conilon – segunda edição revisada e ampliada -, organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), já está disponível para compra.

O livro custa R$ 150,00 e pode ser adquirido pelo site da Editora UFV ou por meio de solicitação à Biblioteca do Incaper, pelo email biblioteca@incaper.es.gov.br. No caso desta última opção, a retirada do livro fica a cargo do solicitante e é feita apenas na sede do Instituto, localizada na Rua Afonso Sarlo, 160, em Bento Ferreira, Vitória / ES.

Sobre a obra

O livro Café Conilon é um acervo de conhecimentos científicos, tecnologias e experiências oriundo de mais de 30 anos de pesquisas científicas desenvolvidas, sobretudo, no Espírito Santo e no Brasil. A publicação tem 30 capítulos e 784 páginas. Apresenta mais de 50 tecnologias, 4.000 conhecimentos científicos e 1.200 literaturas citadas.

O livro Café Conilon foi redigido por 74 renomados profissionais de 70 instituições parceiras, com reconhecida experiência, condizentes com os diferentes conteúdos. Procurou-se na redação uma combinação harmônica de teoria e prática, prezando pelo rigor científico.

Os 30 capítulos abordam temas nas diferentes áreas do conhecimento. De informações gerais de Coffea canephora, passando por origem, história, dispersão e evolução da espécie; melhoramento genético; biotecnologia; tecnologias de manejo e cultivo sustentável; irrigação; pragas e doenças; sustentabilidade; certificação; colheita; mecanização; qualidade; transferência de tecnologia, até os aspectos gerenciais, econômicos e de mercado, no âmbito estadual, nacional e internacional.

Em termos de inovação em relação à 1ª edição, o livro que foi lançado aborda tecnologias relacionadas à poda programada de ciclo, jardins clonais superadensados, novas variedades de café conilon, controle de pragas que antes não eram tão importantes, como a broca-da-haste, fomento à irrigação localizada, método de associação de culturas, tecnologias de colheita mecanizada, entre outras.

Cafeicultura capixaba

A cafeicultura é a atividade social e econômica mais importante para o Espírito Santo, que é o segundo produtor nacional dos cafés arábica e conilon e o primeiro de conilon. Com mais de 70% da safra brasileira, o conilon capixaba emprega 220 mil capixabas de 78 mil famílias localizadas em 40 mil propriedades de 64 municípios do Estado.

As tecnologias desenvolvidas e ou adaptadas descritas na 1ª edição do livro Café Conilon, lançado em 2007, contribuíram para o ES alcançar quase 10 milhões de sacas de café conilon em 2014 e ser reconhecido no Brasil e no mundo como uma das cafeiculturas mais competitivas e sustentáveis do planeta.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Incaper

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *