28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés reconhece os melhores cafés da Safra 2020/2021

Imprimir
Por meio de uma live realizada ontem (22) à noite, a Minasul divulgou os ganhadores do 28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés. Com a presença de Guilherme Salgado, Diretor Comercial, Francisco Lentini, Q-Grader e coordenador do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados, e Artur Ornelas, Gerente da Mesa de Operações, foram divulgados, entre os 30 finalistas, os 10 vencedores, sendo cinco da categoria Natural e cinco da categoria Cereja Descascado.

28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés 04

Na edição 2020, o Concurso teve um diferencial em relação às inscrições na categoria Natural, que foram definidas por Grupos de Armazéns, a partir das regiões onde os mesmos estão localizados. Sobre essa nova modalidade, Guilherme Salgado comenta que “como foi o primeiro ano, com certeza temos que fazer alguns ajustes. Mas deu certo, os cooperados gostaram e no ano que vem vamos continuar”. Ainda de acordo com Salgado, essa nova modalidade incentivou os produtores a participarem e a mostrarem seu trabalho. “Os resultados foram fantásticos, com notas muito acima dos anos anteriores, e a régua tem crescido cada vez mais. Muitos novos cooperados no rol de ganhadores e isso é bom porque abre o leque, é mais oportunidade, mais cafés, por isso, foi muito interessante”.

De fato, dos 30 finalistas, 16 deles nunca haviam participado do Concurso da Minasul, sendo quatro na categoria Cereja Descascado e 12 produtores na categoria Natural. E o resultado final surpreendeu, já que cinco desses “novos” cafeicultores alcançaram pontuações que garantiram a colocação entre os vencedores. Na categoria Natural, os cooperados Sérgio Ameruso Ottoni, Cláudia M. C. Bustamante e Nathália de Souza Carvalho alcançaram, respectivamente, o segundo, o terceiro e o quinto lugares. Já na categoria Cereja Descascado, os cooperados Francesco Miguel Valenza e Pedro Junqueira Didier conseguiram o primeiro e o quinto lugar, respectivamente.

Francisco Lentini também ressalta as excelentes pontuações reveladas nesta edição do Concurso. “De modo geral foi um resultado fantástico, pois estamos vindo de uma safra bastante adequada para a qualidade, com florada e maturação uniformes, e o resultado está na xícara. O produtor está fazendo o dever de casa, vindo novos produtores, novas qualidades e novos sabores! O resultado do concurso mostrou isso”.

Sobre o novo modelo de participação na categoria Natural, Lentini explica que foi um grande sucesso. “O novo modelo trouxe mais inscrições, mostrou mais o trabalho dos produtores. Muitos deles não acreditavam em sua capacidade, agora sabem que possuem aptidão para produzir um café de qualidade. Temos ainda melhorias a fazer, mas de forma geral foi bem produtivo, e no ano que vem vamos continuar com esse modelo”.

28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés 02

Com as excelentes pontuações, os produtores deverão ser bem remunerados com os lotes vencedores. “A gente já entrou em contato com os clientes com que já temos um relacionamento comercial, enviamos o material promocional do concurso e agora vamos enviar as amostras. A Minasul já garante um preço mínimo em função da pontuação, e a gente tem confiança de que vamos conseguir preços ainda melhores para os produtores, ainda mais na categoria Natural, pois conseguimos pontuações acima de 89 pontos e, com certeza, o produtor pode esperar prêmios ainda superiores aos que a Minasul tem garantido”, explica Artur Ornelas.

A participação feminina também foi um grande destaque da edição 2020 do Concurso: dos 30 finalistas, três delas na categoria Cereja Descascado e oito na Categoria Natural. E com grande orgulho, cinco delas alcançaram os cinco primeiros lugares nas duas categorias, sendo a primeira colocada na categoria Natural a proprietária da Fazenda Maria Celeste, em Três Corações, Cláudia Maria Carvalho Ribeiro.

Vale lembrar que os dois primeiros colocados de cada Grupo de Armazém receberam Menção Honrosa pelo reconhecimento e participação no 28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés.

28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés 03

Categoria Natural

 

90,00 Cláudia Maria C. Ribeiro Faz. Maria Celeste Três Corações/MG Sul de Minas
89,86 Sérgio Ameruso Ottoni Faz. Lagoa da Serra Varginha/MG Sul de Minas
89,61 Cláudia M. C. Bustamante Faz. Paraíso Conceição das Pedras Mantiqueira de Minas
89,43 Marjorie F.R.S.Pereira Sitio Ipê Três Corações/MG Sul de Minas
5º x 89,04 Nathália de Souza Carvalho Fazenda Cetec Itumirim/MG Campo das Vertentes

 

Categoria Cereja Descascado

 

88,79 Francesco Miguel Valenza Faz. Valenza Paula Cândido/MG Matas de Minas
88,21 Maria Helena Carvalho Siqueira Faz. Palmital Cambuquira/MG Mantiqueira de Minas
87,93 Ademir Francisco Pereira Sítio Bela Vista Campanha/MG Mantiqueira de Minas
87,68 Juliano Moreira Reis Faz. Mato Santo Carmo da Cachoeira/MG Sul de Minas
87,61 Pedro Junqueira Didier Faz. Recanto Três Corações/MG Sul de Minas

 

Menção Honrosa – Categoria Natural

 

GRUPO 1

Varginha – Carmo da Cachoeira – Três Corações – Nepomuceno

Cláudia Maria C. Ribeiro Faz. Maria Celeste Três Corações/MG
Sérgio Ameruso Ottoni Faz. Lagoa da Serra Varginha/MG
GRUPO 2

Elói Mendes – Monsenhor Paulo

Ademir Donizetti Ferreira Sítio Santa Cruz Elói Mendes/MG
Ademir Francisco Pereira Sítio Bela Vista Campanha/MG
GRUPO 3

Oliveira – Lavras

Nathália de Souza Carvalho Faz. CETEC Itumirim/MG
Heitor Santana Botelho Faz. CETEC Itumirim/MG
GRUPO 4

Cambuquira – Conceição do Rio Verde

Cláudia M. C. Bustamante Faz. Paraíso Conc. das Pedras/MG
Fabiana Maria Silvestre Sítio dos Mineiros Natércia/MG

Fonte: Ascom Minasul