27º Prêmio Ernesto Illy tem maior número de inscrições em dez anos

Imprimir
Sul de Minas e Cerrado Mineiro foram as regiões que mais enviaram amostras

Com a expectativa de obter reconhecimento nacional e internacional, além de premiações em dinheiro, 683 Illy Cafecafeicultores enviaram suas amostras de grãos da safra 2017/2018 para o 27º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. O número é 10% superior ao de inscritos na edição anterior e o maior dos últimos 10 anos de concurso.

Maior produtor nacional de café, o Estado de Minas Gerais (dividido em Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas) tem grande contribuição para o sucesso da tradicional premiação. E essa predominância se manteve na edição atual: é mineira a maior parte das amostras enviadas, sendo que o Sul de Minas é a região com maior número de participantes. Além de Minas, o Estado de São Paulo também teve número expressivo de inscrições, ficando em segundo lugar. Produtores das regiões Centro-Oeste, Sul, e dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro também contribuíram enviando amostras.

Provenientes das principais regiões produtoras de café Arábica do Brasil, os grãos chamaram a atenção pela alta qualidade. “As amostras deste ano estão muito boas e a escolha das 40 finalistas, como vem ocorrendo nos últimos anos, será muito difícil. Em geral, a pouca chuva no período de colheita favoreceu a fase de preparo e a qualidade final. A bienalidade negativa não interferiu no número de amostras recebidas este ano, pelo contrário, tivemos um incremento. É possível que, com uma safra menor, tenha havido um cuidado maior com a qualidade por parte do produtor”, pondera o Dr. Aldir Teixeira, diretor geral da Experimental Agrícola do Brasil, braço da illycaffè no Brasil e responsável pelo recebimento e análise dos grãos.

A seleção dos melhores cafés será feita por uma Comissão Julgadora composta por especialistas nacionais e internacionais. Para o Prêmio Ernesto Illy – Nacional, serão escolhidos 40 produtores finalistas antes da cerimônia de premiação, na qual serão revelados os seis melhores cafés do país. Os três primeiros ganharão viagem ao exterior para participar do 3º Prêmio Ernesto Illy Internacional. O Prêmio Ernesto Illy – Regional terá até dois cafeicultores premiados em cada um dos 9 Estados ou regiões inscritos. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas.

Serviço – 27° Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso

Divulgação dos 40 finalistas: Até novembro de 2017
Revelação dos vencedores e entrega dos prêmios aos finalistas: Abril de 2018
Informações: http://www.clubeilly.com.br/site/premio.html
Regulamento: http://www.clubeilly.com.br/site/premio-regulamento.html (em texto e arquivo PDF)


Sobre a illycaffè

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.269 pessoas globalmente em 2016, quando registrou receitas consolidadas de 460 milhões de euros.

Informações para a imprensa – ADS Comunicação Corporativa
Contatos: Bruno Pessa / Estevão Rinaldi
Tels.: (11) 5090-3002 / 5090-3004
E-mails: brunop@adsbrasil.com.br / estevaor@adsbrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *