23º Seminário do Café reúne produtores no Cerrado Mineiro

Imprimir

A Região do Cerrado Mineiro, primeira denominação de origem para cafés do Brasil, recebe nos próximos dias a 23ª edição do Seminário do Café. Na ocasião são debatidos os problemas e soluções de interesse dos cafeicultores, seja na área técnica, econômica, pesquisa ou tecnologia. A programação do evento é dinâmica, com atividades simultâneas e gratuitas aos mais de 10 mil participantes.

Neste ano, os visitantes terão acesso a painéis temáticos, palestras técnicas, workshops, negociar cafés, conhecer o portfólio de máquinas e implementos, além de poderem interagir e realizar negócios. Outro destaque é a parceria firmada pela Coopa – Sociedade Cooperativa – e Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda (Expocaccer). O espaço vai unir as duas maiores cooperativas de Patrocínio e oferecer workshops para os cafeicultores e visitantes do evento.

Workshops das cooperativas
Os workshops realizados pela Coopa e Expocaccer ocorrem nos dias 7 e 8, no período de 15 as 17h, no estande das cooperativas. O primeiro com o tema “Como produzir um café campeão”, apresentará técnicas inovadoras de pós-colheita que auxiliam no aumento da qualidade do café, que foram aplicadas por cafeicultores que tiveram seus cafés como campeões dos principais concursos de café, contando ainda com depoimentos destes para incentivar os participantes a também experimentarem as técnicas que serão apresentadas.

Já no dia 8 será realizado o curso “Alquimia do Café”, com técnicas de análise sensorial com foco nos atributos qualitativos do café. O diferencial fica para as dinâmicas que além de auxiliarem na análise, favorecem a finalização do curso com a prova de xícara (cupping). A aula demonstrará, ainda, como reconhecer os principais sabores e aromas dos cafés da Região do Cerrado Mineiro. As inscrições são limitadas e poderão ser feitas no estande das cooperativas. Ao final do curso será oferecido certificado.

Além do estande e dos workshops, a Coopa e a Expocaccer também estarão presentes na programação oficial do evento com a apresentação “Como negociar pequenos volumes de café obtendo o máximo”, a qual contará com a participação de integrantes das duas cooperativas e da APPCER – Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado. A apresentação acontece no dia 9, às 14, na sala Café do Cerrado.

Serviço
23ª edição do Seminário do Café
Quando: 6 e 9 de outubro
Onde: Centro de convenções do Parque de Exposições Brumado dos Pavões.
Mais informações: www.seminariodocafé.com.br

Cafe Point

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *